“Turismo Rural em Comunidades Quilombolas” será o tema do mini-curso ministrado pelo professor da Unemat, Antônio Eustáquio Moura, na 14ª Festa Internacional do Pantanal. A apresentação será dia 4 de maio, das 14 às 17h00 e integra a programação do Núcleo de Conhecimento, em que serão discutidos assuntos como elaboração de projetos, captação de recursos culturais e turismo.
O Professor vai falar, basicamente, das características dos quilombolas de Mato Grosso, potenciais turísticos, necessidade de organização e planejamento do setor, além de apresentar o caso do quilombola “Campinho da Independência” no Estado do Rio de Janeiro, onde foi implementado com sucesso políticas para o desenvolvimento turístico.
Os quilombolas de Mato Grosso guardam grande riqueza cultural e ambiental. Danças, comidas, “causos”, músicas, festas, produtos locais, paisagens exuberantes e diversificadas enchem os olhos e agradam ao paladar dos visitantes. “Algumas comunidades já têm a presença constante de turistas vindos de diferentes locais. O que falta é estruturarmos e planejarmos melhor”, afirma o professor Moura.
Para transformar atividades isoladas em um setor lucrativo as ações devem ser pensadas em conjunto com a comunidade local e órgãos governamentais. “Além de movimentar a economia e produtividade, o incremento do turismo torna a região mais conhecida e valoriza a cultura e as pessoas que vivem ali”, explica. As necessidades apontam para melhoria, ampliação de infra-estrutura e capacitação da própria população para receber os visitantes.
Também está na programação da 14ª Festa Internacional do Pantanal, a exposição sobre agricultura familiar, com produtos e artesanato levados por quilombolas de Campina de Pedra, Capão Verde, Céu Azul, Pedra Viva e Jejum. Os visitantes poderão saborear doces à base de cana-de-açúcar como rapadura, melado, furrundu (que mistura rapadura e mamão) e de banana, além de conhecer remédios feitos com plantas medicinais que têm usos específicos para diversos males.
A 14ª Festa Internacional do Pantanal abre oficialmente a temporada anual de turismo no Estado de Mato Grosso. Acontecerá no Centro de Eventos do Pantanal, Cuiabá, de 2 a 5 de maio.
Danielle Tavares-Coordecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24864 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária