A Universidade do Estado de Mato Grosso, por meio do Núcleo de Estudos Caribenhos e Latinos (NECALCA) participou no último final de semana da 2ª Assembléia Popular de Afirmação dos Povos Chiquitanos que aconteceu em Porto Esperidião. O evento foi promovido pelo Centro de Direitos Humanos com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e de diversas entidades civis, ONG´s e órgãos públicos.
O professor mestre João Ivo Puhl, do Departamento de História, lembra que a Unemat participou das discussões e das mesas redondas que visam desenvolver ações junto aos chiquitanos como forma de valorizar a cultura e ainda agilizar os processos de demarcação de território, em especial a regularização fundiária da comunidade de Vila Nova Barbecho, que vive um conflito entre os índios chiquitanos e fazendeiros, no município de Porto Esperidião. Também participaram da assembléia acadêmicos e bolsistas da Unemat.
O encontro reuniu cerca de 200 pessoas, a maioria de chiquitanos oriundos dos municípios de Cuiabá, Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade e de Porto Esperidião, além de membros de ONG´s, órgãos públicos, e sociedade civil como igreja, centro de direitos humanos, entre outros.
O professor da Unemat lembra que a universidade desenvolve trabalho de extensão e também de pesquisa junto à comunidade chiquitana. O projeto de pesquisa “Fronteira Contemporânea” envolve professores e acadêmicos num trabalho que vai estudar os chiquitanos, os povos de fronteira Brasil/Bolívia, a linguagem e também os impactos das transformações agropecuárias nas comunidades tradicionais.
Entre as ações práticas decididas na Assembléia Popular está a participação e a realização do Encontro Estadual de Mulheres Indígenas de Mato Grosso, na aldeia chiquitana do Portal Encantado, em Porto Esperidião, em junho deste ano, a realização de novos seminários para discutir as problemáticas a fim de propor políticas públicas que assegurem o desenvolvimento de políticas culturais dos chiquitanos.
Lygia Lima – Coordenadoria de Comunicação da Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24849 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária