A segunda turma a cursar o mestrado acadêmico em Ciências Ambientais da Unemat foi recebida oficialmente com aula inaugural na noite desta segunda-feira, no Centro de Estudos de Liminologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal (Celbe)- onde é desenvolvido o programa em Cáceres.
As aulas tiveram início efetivamente no dia 26 de março, com a disciplina de Gestão Ambiental. Entretanto, como essa não era obrigatória, a opção foi realizar a aula inaugural quando todos os acadêmicos estivessem presentes. “Buscamos promover a integração dos mestrandos das primeira e segunda turmas”, explicou a coordenadora do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais, Dr.ª Carla Galbiati.
O curso tem estrutura multidisciplinar e mutlti-campi, buscando integrar pesquisas de diferentes áreas. Para esta segunda turma foram ofertadas 20 vagas, sendo 15 destinadas à comunidade e cinco para a qualificação de professores do quadro da Instituição.
Na primeira turma do mestrado, 14 acadêmicos receberam bolsas de estudo da Capes, disponibilizadas via Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat). Para os novos mestrandos a perspectiva não é diferente. “Já apontamos a demanda existente e o processo já foi encaminhado”.
Na ocasião, a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Dr.ª Carolina Joana da Silva, iniciou a cerimônia dando as boas-vindas aos novos acadêmicos do primeiro mestrado da Unemat e afirmou que a turma integra uma nova orientação e esforço da universidade. “Por muitos anos esta Instituição esteve pautada na horizontalização e cresceu para atender a todo o Estado de Mato Grosso por meio de 11 campi e 15 núcleos pedagógicos. Hoje, investe na verticalização, fortalecendo os cursos e áreas existentes”, declarou.
De acordo com a última avaliação do Conselho Estadual de Educação (CEE), realizado em 2004, para manter o status de universidade a Unemat deverá ofertar 3 cursos de mestrado e doutorado até o ano de 2009.
Após abertura oficial, houve palestra “O Direito e o Desenvolvimento Sustentável”, com o Professor e Procurador do Estado de mato Grosso, Carlos Teodoro Huguney Irigaray.
Danielle Tavares- Coordecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24840 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária