O Diretor do Instituto de Ciências Sociais e Aplicada (ICSA), Ms. Evaldo Ferreira, empossado hoje na parte da manhã em cerimônia de abertura do Conepe fala ao site da Unemat sobre principais planos e propostas, além dos desafios que tem pela frente nessa nova gestão.
A eleição, realizada esta semana, lhe conferiu 76,3% dos votos válidos. Vitória que atribui “ao trabalho realizado no ICSA, além projeto apresentado ter sido construído a partir de demandas, sugestões e necessidades em cada realidade, ouvidas diretamente em visitas a cada campus e núcleo com cursos vinculados ao Instituto”. Lotado no Departamento de Geografia em Cáceres, o professor Evaldo ingressou no ICSA em 2005, ainda na gestão do professor Elias Januário como Coordenador Administrativo e Pedagógico. Em setembro de 2006 assumiu como diretor pro tempore.
Em sete meses de trabalho como diretor do ICSA, o senhor somou conquistas. Quais seriam as mais importantes?
No curso de Arquitetura buscamos uma aproximação com Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Mato Grosso (Crea) para expedição de registro de carteira profissional. Já em Turismo, foi implantada uma turma única fora de sede em Cáceres, uma demanda antiga da região. Também apoiamos a realização de eventos de História.
A reestruturação da grade do curso de Geografia que, conforme solicitação do Conselho Estadual de Educação, passou a ter um perfil mais voltado para licenciatura. O novo projeto foi discutido durante todo esse período em que estive no ICSA e hoje trouxemos para homologação pelo Conepe.
São três diferentes cursos vinculados ao ICSA: História, Geografia, Arquitetura. Quais são os desafios que essas áreas têm pela frente?
No curso de Turismo ofertado no campus de Nova Xavantina houve uma queda de demanda no último vestibular. Estamos avaliando o que fazer para ampliar a procura: ou colocaremos aulas noturnas ou passará a ser oferecida uma turma por ano. Para Geografia e História em Cáceres pretendemos ampliar a área de formação, para bacharelado e licenciatura. Outro desafio é retornar as aulas de História e Geografia no Núcleo Pedagógico de São Lourenço, suspensas devido à falta de repasse das prefeituras.
Existe proposta de oferta de cursos em nível de pós-graduação?
Sim, principalmente nos curso mais antigos, como História e Geografia há essa discussão. Foi encaminhado à Capes recentemente proposta de mestrado em Geografia, em resposta ao edital para abertura de novos cursos stricto sensu em todo o País.
Internamente haverá mudanças e reavaliação das ações do Instituto?
Buscamos rediscutir juntamente com outros diretores de Institutos e Faculdades a função desses órgãos, para que possamos cumprir com mais clareza e eficiência nosso papel didático, político e pedagógico, além das atividades burocráticas de dia-a-dia. É importante reavaliarmos nossa prática e as nossas ações para respondermos às demandas e necessidades de cada campus e núcleo pedagógico onde existe um curso vinculado ao ICSA.
O mandato do novo Diretor do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas eleito é de quatro anos, contados a partir da data de posse, de acordo com o Estatuto da Unemat.
Danielle Tavares- Coordecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24784 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária