Teve início agora à tarde a reunião entre gestores da Unemat e Secretaria de Ciência e Tecnologia no campus regional da Universidade em Tangará da Serra. Até às 18h00 o espaço é reservado a atendimentos individualizados.
Representantes da Secitec, Reitoria da Unemat e Pró-Reitorias de Ensino e Graduação (PROEG), Extensão e Cultura (PROEC), Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Gestão Financeira (PGF), além de Instituto de Linguagem, dividiram-se em grupos de discussão com docentes dos seis Departamentos, acadêmicos e servidores.
Até agora, já foram atendidos professores de Agronomia, Administração e representantes do DCE. Agrônomos, por exemplo, vieram apresentar ao Secretário e ao Reitor da Unemat a pesquisa que vão desenvolver com o apoio de empresas da região. O projeto de capacitação técnica de agricultura familiar receberá financiamento em torno de R$600 mil para oferecer curso teóricos e práticos a 600 famílias, para o trabalho com diferentes culturas energéticas, como Pinhão Manso.
O Secretário de Estado Chico Daltro pontuou que é de interesse da Secitec apoiar o desenvolvimento e pesquisas na área de bioenergia.
Entretanto, salientou “as ações e decisões tomadas aqui devem ser em conjunto com a Unemat”. Para o Reitor Taisir Karim, “este primeiro encontro realizado em um campus da Universidade permite que possamos ter um maior contato com as demandas e potenciais dos locais. É uma possibilidade de agilizar as soluções”.Para a coordenadora regional, Ivanete Inês Parzianello, é muito positiva a instalação da Secretaria em Tangará da Serra. “É uma oportunidade de haver uma contato mais direto com gestores da Secitec e da Unemat, sem intermediação no diálogo. Além de podermos mostrar como é o nosso campus”, disse.
Dentre as demandas acadêmicas, a construção de Restaurante Universitário e de Moradia Universitária, pois a maioria dos que cursam na Unemat em Tangará de Serra vêm de outros municípios. “Eles também questionam muito sobre direitos e deveres previstos na Normatização Acadêmica. Já os chefes de Departamentos têm dúvidas sobre oferta de vagas remanescentes”, explicou o Pró-Reitor (PROEG), Agnaldo Rodrigues.
Também está em discussão a abertura de uma turma especial de Comunicação Social, que ficaria ligada ao curso ofertado em Alto Araguaia. “Hoje à noite teremos reunião com representantes da Prefeitura Municipal”, explica a Diretora em exercício do Instituto de Linguagem, Maristela Cury.
Representando a Secretária de Ciência e Tecnologia, estão presentes, além do Secretário, a Secretária-Adjunta Ilma Grisoste, e a Superintendente do Ensino Superior da Secitec, Inês Costa Marques.
Amanhã, a reunião entre gestores da Unemat e Secitec será realizada em Barra do Bugres, a partir de 8h00.
Danielle Tavares- Coordecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24800 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária