O Projeto de Formação de Professores Indígenas da Unemat está sendo apresentado na primeira edição do Congresso Nacional de Educação Superior Indígena: “Autonomia e Protagonismo”, realizado de 20 a 22 de março no Centro de Cultura de Porto Seguro (BA).
Serão três dias dedicados a conferências e debates com professores das principais universidades do País e representantes dos povos indígenas, refletindo sobre políticas públicas educacionais. O evento, promovido pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), é um espaço para troca de experiências de acesso e permanência de estudantes indígenas nas instituições de ensino superior e para propor modelos de formação que atendam às especificidades culturais dessas populações.
Hoje (21.03), o coordenador geral Terceiro Grau Indígena da Unemat, professor Elias Januário, falou sobre as experiências desenvolvidas pela Instituição, na mesa redonda “Desafios e Perspectivas da Educação Superior Indígena”.
O Projeto da Unemat tem por objetivo a habilitação de professores indígenas pra o exercício da docência no Ensino Fundamental e em disciplinas específicas do Ensino Médio. Tem o desafio de atender 44 etnias, oriundas de 10 estados brasileiros, além de Mato Grosso.
O currículo tem estrutura diferenciada, busca a formação do profissional em serviço sem afastar o acadêmico da sua aldeia. Possibilita inclusão social e qualificação, em que os povos indígenas são os protagonistas do processo. O acadêmico pode optar pela licenciatura em Línguas, Artes e Literatura; Ciências Matemáticas e da Natureza; Ciências Sociais.O curso é sediado no campus da Unemat em Barra do Bugres, financiado pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, Funai, Unemat, Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Prefeitura de Barra do Bugres. Uma nova parceria firmada com Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e Prefeitura Municipal prevê a oferta de pós-graduação para os professores já licenciados pelo Terceiro Grau Indígena.
A primeira turma do projeto formou 186 professores índios em julho do último ano. Em janeiro de 2005, teve início a segunda turma, composta por 100 professores indígenas de 22 etnias de Mato Grosso.
Danielle Tavares- Coordecom/Unemat
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30/07/2021
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