Um rico acervo reconhecido internacionalmente, entre máscaras, esculturas e gravuras, de autoria da artista Iracy Carisi foi doado à Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O termo de doação foi assinado oficialmente esta semana (07.03), na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Carisi atualmente é presidente da Academia Brasileira de Belas Artes e possui uma produção de valor inestimável. A coleção, acumulada ao longo de 82 anos, é composta de esculturas em bronze, pinturas e peças compostas a partir de uma linguagem denominada “Assemblage”, que é um tipo de colagem feita com materiais antigos.
O acervo é tão amplo que a artista ainda está fazendo inventário com catalogação completa de toda a sua produção, não sendo possível quantificar o número exato de peças destinadas à Unemat. O Reitor da Universidade, Taisir Karim, esteve no Rio de Janeiro para a efetivação da doação. “É uma grande alegria e honra poder abrigar este valioso acervo nos nossos museus e trazermos para a população de Mato Grosso esta riqueza. Estamos somando para a cultura, pesquisa e história de nosso Estado”, comemora.
As obras serão trazidas para Mato Grosso em breve.“É preciso ter muito cuidado no transporte, abrigo e disponibilização dessa coleção, para conservarmos seu valor”, explica o curador Wellinton Quintino. A Unemat abrigará o novo acervo no museu de Cáceres, local que reúne peças de Espeleologia, Etnografia e Paleontologia.
Sobre a obra Iracy Carisi:
Os representantes da Unemat já trouxeram um exemplar da obra de Iracy Carisi para Cáceres. Uma máscara de bronze, com inspiração em arte tribal africana, muitas vezes denominada como “primitiva”, objeto usado em rituais de algumas culturas daquele continente. (Veja na foto ao lado).
O amplo acervo é fruto de quatro décadas de intensa produção artística, viajando e testando novos estilos e materiais, desde o concretismo ao cubismo, mas sempre com forte presença da cultura afro-brasileira. Estilo que reflete a herança cultural de nosso País.
Natural do Rio de Janeiro, Iracy Carisi dedicou-se desde cedo à pesquisa para ampliação da técnica de sua obra. Dialoga com estudos de antropologia, etnografia e sócio-cultura do negro e sua vivência na cultura brasileira. Daí frutificaram máscaras, esculturas tradicionais e bronzes.
Mais informações com (65)3221-0000.
Danielle Tavares- Coordecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24837 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária