A Universidade do Estado de Mato Grosso recebeu nesta quarta-feira (07) a visita de técnicos da Angola e de representantes do Ministério do Meio Ambiente e da Educação do Brasil para apresentar os projetos e ações desenvolvidas no âmbito da educação ambiental e também da conservação no Pantanal.
Na oportunidade eles puderam participar de uma aula campo com navegação pelo Rio Paraguai a fim de conhecer a biodiversidade da região. No período da tarde o grupo conheceu as ações que a Unemat desenvolve e que podem auxiliar na construção do projeto “Fortalecimento da Educação Ambiental em Angola”, que está sendo implementado por meio da cooperação técnica entre o Brasil e Angola.
A representante do Ministério da Educação do Brasil, Neusa Barbosa Batista, destacou que a Unemat tem sido parceira do ministério na implementação de diversas ações conjuntas no sentido de inserir a pauta da educação ambiental na grade curricular de todas as disciplinas. Para Heitor Medeiros, da Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, a vinda dos técnicos angolanos à Unemat é de fundamental importância porque a comunidade científica tem contribuído de modo a melhorar as ações ambientais e assim podemos mostrar as experiências que temos tido no Brasil. “Nisso a Unemat é exemplo para as demais instituições”, afirmou.
Já a diretora de Educação Ambiental de Angola, Joaquina Braz Caetano, lembrou que esta visita a Mato Grosso e também a Bahia, faz parte da segunda fase do acordo de cooperação firmado entre os dois países. “Estamos encantados com a beleza e a biodiversidade aqui encontrada e que se assemelha um pouco ao que temos em nosso país, e estamos ansiosos por apreender o conhecimento e experiência que vocês têm nas ações de educação ambiental”, afirmou.
Para o vice-reitor da Unemat, professor Elias Januário, essa cooperação entre os dois países abre a possibilidade de novas discussões. Lembra que a Unemat está disposta a ampliar o leque de ações no sentido de firmar novas parcerias. A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, professora Carolina Joana da Silva, afirma que a Unemat tem preocupação em trabalhar a educação ambiental junto as diferentes comunidades sempre respeitando a cultura regional e abrindo espaços para os diferentes segmentos a fim de garantir a sustentabilidade.
Entre os projetos apresentados pela Unemat para o grupo de trabalho estão: Terceiro Grau Indígena, Parceladas, Ações de Educação Ambiental do Programa ABC (Água. Biodiversidade e Cultura) de Mato Grosso, Festival Ecológico e Cultural das Águas de Mato Grosso, Agenda 21 de Cáceres, Programa de Formação de Educadores Ambientais do Pantanal, Ações educativas para Afro descendentes.
Lygia Lima – Coordenadoria de Comunicação Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24848 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária