Projeto de Formação de Professores Indígenas em Nível Superior da Unemat será apresentado no Encontro Universidades Intercultural e Indígena da América Latina: Seminários de Experiências, realizado de 12 a 14 de março na cidade do México. Ao todo, 35 instituições de ensino superior de diferentes países vão discutir práticas, perspectivas e propostas implantadas para a formação específica e diferenciada desse público.
Aspectos considerados relevantes e prioritários do Projeto Terceiro Grau Indígena da Unemat serão mostrados. Características únicas o diferenciam, como: estabelecimento de parcerias com diversas esferas de governos e entidades, formação do profissional em serviço, sem afastar o acadêmicos da sua aldeia, estrutura curricular específica e diferenciada e, sobretudo, a diversidade cultural encontrada nas salas de aula. Ao todo, 44 etnias indígenas, oriundas de 10 estados brasileiros, além de Mato Grosso já se formaram ou estão se licenciando.
De acordo com Fernando Selleri, coordenador administrativo do Projeto e representante da Unemat no encontro, “vamos mostrar em nível internacional que em Mato Grosso desenvolvemos ações inovadoras. É uma forma de ampliar o diálogo e conhecer outras experiências. A partir desse contato, será elaborado por membros de todos os países um documento com as diretrizes para a Educação Superior Indígena”.
A Unemat foi a Instituição escolhida pela Organização das Nações Unidas para a educação (Unesco)- financiadora de todo o evento- para representar novamente o Brasil nesse Seminário. “É o reconhecimento da seriedade do programa desenvolvido pela Universidade. É um curso que, de fato, possibilita inclusão social e a qualificação em serviço, em que os povos indígenas são os protagonistas do processo. Trabalhamos com metodologia e proposta diferenciadas, que vai ao encontro das propostas para esses povos”, comemora o coordenadora geral do Projeto, Elias Januário. Há dois anos, ele apresentou o Terceiro Grau Indígena no encontro.
O Projeto tem por objetivo a habilitação de professores indígenas pra o exercício da docência no Ensino Fundamental e em disciplinas específicas do Ensino Médio. O acadêmico pode optar pela licenciatura em Línguas, Artes e Literatura; Ciências Matemáticas e da Natureza; Ciências Sociais.
O curso é sediado na cidade de Barra do Bugres, financiado por uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, a Funai, Unemat. Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Prefeitura de Barra do Bugres.
Ampliação do Projeto
Uma nova parceria firmada entre Unemat, Secretaria de Estado de Ciência e tecnologia (Secitec) e Prefeitura Municipal prevê um financiamento no valor de R$ 738 mil para a oferta das 50 novas vagas na graduação e para a oferta de pós-graduação para os professores licenciados pelo Terceiro Grau Indígena.
A primeira turma do projeto formou 186 professores índios em julho do último ano. Em janeiro de 2005, teve início a segunda turma, composta por 100 professores indígenas de 22 etnias de Mato Grosso.
Danielle Tavares- Coordecom/Unemat
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