O Projeto de Formação de Professores Indígenas da Unemat abrirá 50 vagas para alunos pertencentes a etnias de Mato Grosso. A oferta da nova turma foi possibilitada por meio de convênio firmado entre Universidade do Estado de Mato Grosso, Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec) e Prefeitura de Barra do Bugres.
O Vestibular específico para a seleção dos acadêmicos deve ocorrer ainda este ano e, para concorrer a uma das vagas, o estudante deve pertencer a povos indígenas de Mato Grosso e apresentar declaração de que já atua como docente junto a aldeias.
O Projeto Terceiro Grau Indígena tem uma estrutura diferenciada, possibilitando uma formação completa que respeita os diferentes saberes e o tempo dos acadêmicos. O curso prevê etapa presencial e intermediária.
As aulas acontecem de forma intensiva no campus da Unemat em Barra do Bugres, com a participação de professores da Universidade e de outras IES. “É uma experiência única. Você aprende a olhar a diversidade e a conviver com diferentes práticas e valores culturais. Esse trabalho acaba refletindo na prática que já venho adotando na sala de aula das turmas regulares”, define um pouco da sua atuação como professor de Literatura junto ao Terceiro Grau Indígena, Edson Flávio.
Já no tempo intermediário, o acadêmico/indígena retorna para sua aldeia, permitindo conciliar o exercício da docência com a formação universitária.
O aluno pode optar pela habilitação entre as três licenciaturas ofertadas: Línguas, Artes e Literatura; Ciências Matemáticas e da Natureza; Ciências Sociais. O Projeto Terceiro Grau Indígena tem por objetivo a formação de professores indígenas pra o exercício da docência no Ensino Fundamental e Médio.
Iniciativa pioneira:
Assinado em janeiro deste ano, o termo de cooperação técnica e de contrato firmado entre Unemat, Secitec e Prefeitura Municipal prevê um financiamento no valor de R$ 738 mil para a oferta das 50 novas vagas na graduação. Na ocasião foi anunciada também a construção de curso de pós-graduação para os professores licenciados pelo Terceiro Grau Indígena.
A iniciativa de formação de professores indígenas, pioneira no Estado, vem alcançando resultados. A primeira turma do projeto formou em julho do último ano. Ao todo, 186 professores índios, pertencentes a 180 etnias de Mato Grosso e outros 20 acadêmicos de 14 etnias de outros estados. Em janeiro de 2005, teve início a segunda turma, composta por 100 professores indígenas de 22 etnias de Mato Grosso.
Danielle Tavares-Coordecom/Unemat
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