O Vice-reitor da Unemat, Elias Januário, esteve em reunião com representantes de DCEs e CAs dos 11 campi da Universidade. O encontro ocorreu no último Domingo (19.11) na primeira Sessão Ordinária do Conselho dos Diretórios Centrais dos Estudantes da Unemat, em Barra do Bugres.
Esse órgão congrega todas as entidades estudantis, DCEs e CAs, dentro da Instituição. Para Elias Januário, o encontro da Vice-Reitoria com os representantes foi um momento para levar esclarecimentos sobre as ações da atual administração, questões orçamentárias, discutir a proposta do governo de extinção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e, ao mesmo tempo, para ouvir demandas, sugestões vindas de todos os campi e as possibilidades de melhorias no ensino, pesquisa e extensão, discutindo a Universidade em conjunto com o seu principal público: os estudantes.
“A participação em movimentos estudantis, o envolvimento político e em questões que afetam diretamente a Universidade é um caminho importante para ampliar a formação acadêmica e profissional desses jovens”, explica Januário.
Compareceram à reunião do Conselho, 28 representantes de DCEs e DAs. Dentre os encaminhamentos tirados dessa primeira sessão, a circulação de abaixo assinado em todos os campi da Unemat em defesa da Fapemat e o posicionamento favorável à nova proposta orçamentária da Universidade. “A Fundação trabalha de forma autônoma. O fomento à pesquisa é feito de maneira criteriosa, por meio de publicação de editais. A sua extinção seria um retrocesso”, disse Nicolas Alessandro de Souza Delete, coordenador geral do DCE de Barra do Bugres e presidente do Conselho.
Atualmente, os campi da Unemat Alta Floreta, Alta Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Sinop, Colíder, Juara, Pontes e Lacerda e Tangará da Serra possuem DCEs estruturados ou em fase de implantação, já em Nova Xavantina e Luciara existem CAs.
O encontro da Reitoria com os representantes estudantis faz parte da política da nova administração que estabeleceu um calendário de reuniões mensais com os gestores da Instituição, como diretores de Instituto e Faculdades, e busca ampliar espaços sistematizados para o diálogo com os diferentes segmentos da Universidade. “Esses encontros são fundamentais para que possamos acompanhar as ações, demandas, necessidades, propostas e para traçarmos caminhos e soluções em conjunto”, falou Elias Januário.
Danielle Tavares- Assecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24799 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária