Baseados nos princípios da sustentabilidade que engloba a perspectiva do ser economicamente viável, ecologicamente correto e socialmente justo, cerca de 250 pessoas entre alunos da Unemat, produtores rurais, pesquisadores e profissionais da área de agronomia e biologia participaram desde o último domingo, 12, no campus da Unemat, em Tangará da Serra, da II Semana Acadêmica do Programa de Ciências Agro-ambientais.
Constituído de palestras, conferências e mini-cursos, o evento foi marcado pela contribuição de pesquisadores de diversas regiões do país cujo objeto de estudo em doutorado se deu em torno de novos paradigmas para o desenvolvimento, com olhares voltados para a relação do homem com o meio.
Neste sentido temáticas em torno da produção de alimentos orgânicos, do controle biológico de plantas daninhas e de pragas, genética aplicada na conservação da diversidade, interação inseto versus planta, lavoura versus pecuária, entre outras abordagens voltadas para formação e atuação de profissionais da área fomentaram discussões durante as conferências, dando suporte para iniciativas de projetos dentro da realidade mato-grossense.
“A nossa meta é mudar o modelo de produção de alimentos, porque o que temos hoje é insustentável, contamina as águas, o solo, as pessoas e mata a vida silvestre”, afirma Jacimar Souza, doutorando da Universidade Federal de Viçosa-MG, um dos palestrantes da semana, que há 15 anos trabalha com agricultura orgânica junto ao Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, Incaper.
Ele conta que o Brasil tem uma área de produção orgânica muito pequena em relação à área agrícola total, mas que isso pode ser revertido com a consciência da sociedade em exigir produtos que não comprometam a qualidade de vida. “Não dá para continuarmos com o modelo convencional de produção agrícola que é assassino ou suicida dependendo do ponto de vista”, considera Jacimar.
No encerramento da semana, ocorrido hoje pela manhã, os presentes participaram de palestras sobre Ruralidade e Meio-ambiente, proferida pelo doutor da Universidade Federal de Pelotas, RS, UFPel, Sérgio Martins; Manejo Ecológico do Solo e Controle Alternativo de Pragas e Doenças na Agricultura, na ótica do doutor Hélcio Júnior, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, CATI, da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. E Educação Ambiental ministrada pelo doutor Edward Castro da Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT.
Atividades
Durante todo o evento 12 mini-cursos foram ofertados por pesquisadores da Unemat, da Universidade Federal de Viçosa, Instituto Biodinâmico de São Paulo, IB, Embrapa/ Mato Grosso, e CATI/São Paulo. Os estudiosos socializaram conhecimentos e experiências acerca de horticultura orgânica, agroecossistemas, cultivo de plantas medicinais, manejo e criação de abelhas nativas, coleta e herborização de plantas, pragas do algodão entre outras temáticas.
Leia mais: Programa de Ciências Agro-ambientais realiza II Semana Acadêmica em Tangará da Serra
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24964 | Impressões: 158383 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária