Oito crianças e adolescentes que praticam Karatê por meio do Projeto Kuratumoto receberam faixa amarela, que é a segunda faixa e representa a graduação de sexto Kyu dentro da hierarquia do esporte. A cerimônia foi realizada ontem (06.11) em Cáceres na Escola Municipal Lázara Falqueiro de Aquino (Antiga Escolinha de Aplicação).
Para receber a faixa amarela, os jovens passaram por no mínimo seis meses de treinamento e foram aprovados em exame pela Federação Oficial do Estado de Mato Grosso, demonstrando conhecimentos técnicos e teóricos sobre o Karatê. “Eles têm que estar aptos físico e mentalmente. Não podem só dominar os movimentos e golpes, mas é preciso ter disciplina e mostrar bom comportamento”, explicou o professor do Kuratumoto, Saulo Lopes.
Ao todo, 48 jovens e crianças entre 6 e 15 anos participam das as aulas de Karatê do Projeto Kuratumoto. Aqui o esporte não é visto como competição, mas objetiva a integração e a formação de indivíduos completos.
“Apesar de trabalharmos com uma metodologia que apresenta o esporte como eixo, não temos como prioridade a formação de atletas e sim a formação de cidadãos, aptos a viverem com dignidade na sociedade em que estão inseridos. No entanto, não podemos deixar de incentivar àqueles que apresentam uma tendência natural ao bom desenvolvimento de alguma modalidade”, afirma o coordenador de Esporte, Anderson Adiel Postal.
Os jovens que participam dessa atividade freqüentam também outras oficinas oferecidas pelo Kuratumoto. O Projeto é fruto de uma parceria entre o Instituto Ayrton Senna e a Universidade do Estado de Mato Grosso. Atende crianças e adolescentes da periferia cacerense buscando elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da comunidade.
Adota a metodologia da Tecnologia Social de Educação pelo Esporte, oferecendo aos educandos oficinas nas áreas de apoio à escolarização, artes, saúde e esporte, visando o desenvolvimento integral dos educandos.
Estiveram presentes na cerimônia, o Pró-Reitor de Ensino de Graduação (PROEG) Prof. Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva, representando o Reitor da Unemat, Taisir Karim, Maria Margareth de Albuquerque Krause, representando o coordenador do campus de Cáceres, Adriano Aparecido Silva.
Danielle Tavares- Assecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24786 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária