Campus da Unemat em Nova Xavantina desenvolve o “Desafio da Águas: construindo a agenda XXI do Pedaço”. O projeto foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) em março deste ano e tem previsão de desenvolvimento de 24 meses.
A proposta é estimular a participação dos cidadãos da parte da sub-bacia do Rio Culuene (porção entre os municípios de Canarana e Nova Xavantina) para atividades de Educação Ambiental. A agenda a ser construída prioriza as discussões sobre recursos hídricos.
O “Desafio das Águas” está sendo desenvolvido em oito escolas estaduais nesses dois municípios. São encontros mensais com alunos de cada estabelecimento de ensino. Os momentos iniciais são para levantar problemáticas e possíveis soluções para o meio ambiente local. A partir daí, os alunos são desafiados e orientados a mapear, refletir, construir conhecimentos acerca da situação sócio-ambiental da sua região.
Dessa forma iniciam a discussão sobre uma possível Agenda de atividades e ações a serem adotadas para a melhoria da qualidade da água e de vida na sua região. “Já percebemos algumas mudanças de atitude nos alunos. Eles se sentem parte do processo. Podem ver que suas opiniões e ações têm valor”, destaca a coordenadora do Projeto, Patrícia Nápolis Rossete. As ações buscam contribuir para fortalecer sentimentos de pertencimento e compromisso em relação ao rio, seus afluentes e ao ambiente natural da região onde o jovem mora.
O “Desafio das Águas” foi desenvolvido de modo a estimular a criatividade comunitária para o meio ambiente, a partir de seu cotidiano, sempre pensando o local e sua referência com o global. “A Unemat trabalha com Educação Ambiental em diversas regiões do Estado. É um caminho para estreitar as relações com os povos de Mato Grosso. Não são ações pontuais, mas ações de políticas públicas. O esforço está na mudança de atitude a longo prazo nas comunidades onde atua”, explica Patrícia.
O projeto foi proposto pela Unemat e conta com colaboração do Instituto Sócioambiental (ISA). Para o desenvolvimento das ações, o CNPQ financia o valor de R$ 65 mil 554, aplicados em material de uso permanente, de consumo e pagamento de bolsista.
Na Unemat, o projeto está vinculado ao Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do campus de Nova Xavantiva. É coordenado pela professora Patrícia Nápolis Rossete, doutoranda em Ecologia e Recursos Naturais, possibilitado por meio de parceria Unemat e Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), e tem colaboração do professor Amintas Rossete.
Danielle Tavares- Assecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24920 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária