Reitor da Unemat, Taisir Karim, Vice-Reitor, Elias Januáriao, Diretores de Institutos e Faculdades tiveram reunião hoje pela manhã (11.10), em Cáceres, para discutir novas propostas e traçar políticas institucionais para os próximos quatro anos de administração.
De acordo com o Reitor da Unemat, Taisir Karim, a prioridade desta gestão será o investimento na verticalização Institucional. “O desenvolvimento de cursos stricto sensu (mestrado e doutorado) traz um reflexo positivo direto na qualidade do ensino de graduação da Unemat”.
Nesse sentido os representantes de Institutos e Faculdades trouxeram principais pontos de cada curso desenvolvidos na Unemat, com potencialidades das áreas e os desafios a serem superados. Esses setores gozam de autonomia didático-pedagógica na Universidade, fruto da democracia interna, e mantêm contato direto com departamentos em diversos campi. Dessa forma, busca-se a construção das propostas em conjunto para futuros investimentos.
Também em pauta, os projetos de pesquisa e extensão em andamento que são analisados pelo instituto ou faculdade de área afim. O diretor Iacce (Instituto de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas) Paulo Alberto dos Santos Vieira ressaltou a importância desta primeira reunião com a nova gestão da Reitoria. “É fundamental que sejam feitos encontros periódicos com a administração para planejamento e constante análise de diretrizes institucionais. È um momento para discussões abertas e francas e, também, para apresentarmos propostas para o futuro da Universidade, disse”.
A diretora da Faculdade de Direito, Sibélia Maria Lenti, afirmou que foram muitas conquistas nesses últimos quatro anos. Além dos cursos de especialização, está em discussão a oferta de Mestrado Inter-institucional em parceria com Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em Direito Público e Civil. O projeto já foi encaminhado à Capes. “Já é um reflexo do protocolo de intenções firmado entre Unemat e UERJ em agosto deste ano. Fruto direto desta política institucional em investir na qualificação docente”, comemora. O caminho está sendo construído.
Apesar de ainda não aprovado, tramita no Congresso Nacional projeto de reforma da Educação Superior que prevê, dentre outros pontos, a ampliação de oferta de cursos em nível de stricto sensu para que a instituição mantenha status de universidade. “O texto ainda não está em vigor. Entretanto, pensamos a Unemat em longo prazo. Por isso os investimentos e ações precisam começar agora. A discussão é permanente”.
No final da tarde de hoje (11.10), Reitor e Vice-reitor da Unemat se reúnem com os pró-reitores para avaliar os primeiros dias desta nova gestão.
Danielle Tavares- Assecom-Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24803 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária