Cerca de 200 pessoas entre alunos, professores, pesquisadores e comunidade em geral estão participando no auditório da Câmara Municipal de Cáceres da I Semana de Debates sobre a Cidade de Cáceres-Diálogos Pertinentes e Impertinentes. Promovida pela Universidade do Estado de Mato Grosso(Unemat) , por meio do Projeto de Pesquisa História, Memória e Oralidade : as narrativas da Cidade de Cáceres, a atividade teve início nesta segunda e tem encerramento marcado para esta quinta-feira(05).
O projeto vinculado ao Departamento de História do Campus Universitário Jane Vanini ,em Cáceres, tem como coordenadora a professora Maria do Socorro Araújo e conta uma equipe de pesquisadores formada pelos professores Adson de Arruda e João Edson Fanaia. Como parte das atividades do projeto, o evento tem como objetivo proporcionar debates e discussões a partir leituras teóricas e experiências no campo da pesquisa que tenha como enfoque a cidade de Cáceres.
Ao todo estão sendo apresentados 36 trabalhos que têm como tema de estudo a cidade de Cáceres.Organizados em formato de painéis, pesquisadores dos departamentos de Letras, Geografia e História, alunos egressos dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade e representantes dos Museu Histórico e Arquivo Público da cidade apresentam suas produções para a comunidade. Contribuição multidisciplinar que permitem aos participantes discussões e reflexões que poderão contribuir para planejamentos de políticas públicas para o município.
Na tarde de hoje(04) Saúde, Religiosidade e Sociabilidade serão temas dos painéis apresentados pelas pesquisadoras Sonia Maria de Campo com o trabalho “Sangue, Água , Criança e Magia:a prática de partejar na cidade de Cáceres na década de 1960” e Ana Lúcia Duarte com o painel” Do menino Dimas e São Dimas:Práticas religiosas em tempos de Fé na cidade de Cáceres”.Os trabalhos desta quarta -feira se encerram com painéis apresentados pelos pesquisadores Fagner Silva de Oliveira Araújo “Carro, Carroças e a Velocidade” e Maria Solange Sá Leite com o tema “As redes de sociabilidades em São Luiz de Cáceres(1920-1930)”.
De acordo com a programação do evento, na manhã desta quinta–feira(05) a Cidade , Representações e Historiografia serão temas abordados nos trabalhos dos professores Romyr Conde Garcia , Otávio Ribeiro Chaves e Elias Januário, vice-reitor da Unemat. O secretário Municipal de Planejamento de Cáceres, Adilson Reis, apresenta também no período da manhã o Plano Diretor da Cidade de Cáceres.
Também na quinta feira, no período da tarde as exposições das pesquisadoras Olga Castrillon Mendes , Neuza da Silva Zattar e Ana Luzia Artiaga, do Departamento de Letras da Unemat , e Francieli Carolina Santos e Taíse da Silva Nunes sobre a temática Cidade, Imaginário e Literatura que encerram a programação do evento.
Elaine Tortotorelli/Assecom- Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24800 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária