A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) divulgou relatório das atividades realizadas no período 2002-2006, Gestão Unemat de Todos. O documento apresenta dados sobre a política institucional de pesquisa, pós-graduação, iniciação científica, ciência e tecnologia e incentivo ao desenvolvimento científico-cultural na Universidade, com análise do cenário e prospecção para a continuidade das ações.
Uma das grandes conquistas nesse período foi a oferta do Mestrado Institucional em Ciências Ambientais. O primeiro programa da Unemat abriu 15 vagas, todas com bolsas financiadas pela Capes e Fapemat. O projeto traz a marca de ter nascido multi-Câmpuse interdisciplinar. Dessa forma, articula profissionais de diversas áreas em torno de pesquisas em educação e gestão ambiental. A primeira turma teve início este ano e tem como desafio a estruturação das condições materiais, normativas, financeiras e acadêmicas para a consolidação do primeiro doutorado da Unemat.
Paralelamente, o relatório da PRPPG aponta que as discussões caminham para a oferta de seis outros programas de Mestrado Institucional, nas áreas de: Ciências da Educação, Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, Ciências da Linguagem, Desenvolvimento Territorial, Agroecologia e Ecologia do Cerrado.
Programas Insterinstitucionais:
A política de qualificação profissional da Unemat também vem se desenvolvendo com investimentos e cooperação interinstitucional. Fruto desse trabalho ao longo dos últimos quatro anos, hoje está em andamento o Dinter em Ecologia e Recursos Naturais, parceira entre Universidade, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Também está sendo executado no campus de Cáceres o Minter em Ensino da Matemática. Projeto aprovado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Capes com financiamento da Fapemat.
Outras propostas de Dinter estão em discussão bem adiantada. Uma delas é de Educação, com Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Já tem parecer favorável da Capes, prevê qualificar 18 doutores ligados à Unemat. Em Lingüística, Unemat/Unicamp, já encaminhado à Capes, representa uma continuidade das atividades realizadas no Minter nesta área. E Ciências Sociais, em parceria com UFRN, está em processo de análise.
Também reflexo da política institucional de pós-graduação stricto sensu, está em processo de aprovação Minter nas áreas de Ciências da Computação, em parceira com PUC/RS, Filologia e Língua Portuguesa, com USP, Ciências Sociais, com UNISINOS/RS, Engenharia de Produção (UFSCar), além de Direito (UERJ) e Enfermagem (UFRJ).
Um dos caminhos para o fortalecimento da área de pesquisa na Unemat é a articulação de redes com universidades do Centro-Oeste e Norte, buscando desenvolver mestrado/doutorado entre as instituições. Neste sentido há a proposição, a partir do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação do Norte, de doutorado na área do Ensino das Ciências e em Desenvolvimento Regional.
Pós- graduação Lato Sensu:
No período de quatro anos foram abertos três editais pela PRPPG para receber Projetos de Pós-Graduação Lato Sensu. Foram encaminhados, ao todo, 57 projetos, dos quais oito já foram concluídos e 49 estão em andamento.
De acordo com o pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação no período analisado, Laudemir Zart, é importante a preocupação constante com a qualidade dos cursos oferecidos, além da criação e estabilização de linhas de pesquisa oficiais da universidade. “É fundamental desenharmos uma identidade de pesquisa na Unemat”, pontua Zart. A tradição de pesquisa é caminho necessário para a construção dos Programas de Stricto Sensu.
Grupos de Pesquisa na Unemat crescem 330% nos últimos anos
Em 2002, a Unemat tinha 19 grupos de pesquisa. Em 2006, a Unemat está com 64 grupos certificados pelo CNPQ. Representando um crescimento de 336,76%.
Além da qualificação profissional, houve investimento na estrutura física para abrigar os projetos. Serão construídos, com apoio da Fapemat, Centros de Pesquisa em seis Câmpusda Unemat: Cáceres, Tangará da Serra, Sinop, Barra do Bugres, Alta Floresta, Alto Araguaia, respeitando a vocação de cada região.
A criação desses centros garante a estrutura física, laboratorial e bibliográfica necessária para que os profissionais ampliem as condições de trabalho e, em última análise, garantam o acesso a recursos em agências de fomento. “A Universidade tem que se estruturar e criar espaços físicos para acolher os pesquisadores. Esse é o caminho para incentivar os próprios professores para que apresentem propostas e, por meio dos seus projetos, busquem financiamento junto a órgãos externos”, explica o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação na gestão 2002-2006, Laudemir Zart.
Danielle Tavares- Assecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24829 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária