Mais de 70 alunos com idade ente 13 e 16 anos, da Escola Estadual Frei Ambrósio, participaram hoje de palestra sobre educação sexual, promovida por meio do Projeto “Nas estrelinhas culturais”, do campus da Unemat em Cáceres.
A proposta do projeto é “despertar o adolescente para as várias formas de leitura” disse a coordenadora Neili Sonaque. Além de livros, jornais e revistas ela trabalha outras linguagens, como a visual, educando o olhar para a observação de pinturas e fotografias. São 23 alunos de 5º, 7º, 8 º séries, 1 º e 2 º médio participando ativamente de encontros semanais.
O desenvolvimento do projeto extrapolou o objetivo inicial. Por meio do incentivo ao prazer pela leitura, despertou nos jovens uma nova visão de mundo. “Os próprios alunos acharam que deveríamos levar informações para um maior número de pessoas, para os colegas da escola: poderiam ser multiplicadores. Por isso, tivemos a idéia desta palesta”, lembra Neili.
O tema da educação sexual foi escolhido, pois há um grande número de adolescentes grávidas no bairro. E apesar de muitas vezes as meninas iniciarem precocemente a vida sexual, têm poucas informações sobre o assunto. “Além de insuficientes, às vezes, são dados completamente equivocados e preconceituosos”, constata Hélbia Thiago de Paula, professora de Ciências. Na palestra, a acadêmica do curso de Enfermagem da Unemat, Andressa Kellen Almeida, falou sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e métodos contraceptivos.
A aluna Suellen Silva, 16 anos, participa do projeto “Nas entrelinhas culturais”desde novembro do ano passado e conta que na sala onde estuda o 2º Científico tem uma colega que está grávida, aos 15 anos. “Fico imaginando que deve ser tão difícil criar um filho, não só pelo dinheiro, mas pela educação, carinho e amor que você tem que dedicar. Mas vendo essa palestra, acho que o maior problema não é a gravidez, mas os riscos que o sexo sem proteção pode trazer”.
A Escola Estadual Frei Ambrósio localiza-se no Bairro do Junco, periferia de Cáceres. O local foi escolhido pela necessidade de oferecer novas oportunidades aos jovens que moram e crescem na região. “É importante que os alunos participem do projeto, pois assim eles saem das ruas e ampliam o tempo na escola”, disse a diretora do Colégio, Ana Lúcia Soares.
Ao mesmo tempo, contribui para a educação dos alunos, missão muitas vezes também destinada à Escola. “Hoje, a gente trabalha mais que o conteúdo disciplinar em sala de aula. Temos que educar as nossas crianças para a vida”, lembra a coordenadora pedagógica Bernadete Aparecida Ribeiro.
“Nas entrelinhas culturais” é um projeto de cultura e extensão vinculado ao campus da Unemat em Cáceres, com o apoio do Coordenador, Adriano Aparecido Silva, e da Pró-reitora de Extensão e Cultura (PROEC), Solange Ikeda.
Danielle Tavares- Assecom/Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24798 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária