Mato Grosso, Domingo, 30 de Junho de 2024     
Novo Portal
Reitor da Unemat participa de discussões para implantação do Proecotur
Reitor da Unemat participa de discussões para implantação do Proecotur
10/10/2003 11:16:13
por Coordenadoria de Comunicação Social

Prefeitos de 20 municípios da região Oeste de Mato Grosso, consultores do governo federal do Programa para o Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal, Proecotur, o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Henry, e o reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso, Taisir Karim, estiveram reunidos no último dia 9, em Cáceres, para discutirem a implantação do programa que irá fazer, a princípio, um diagnóstico detalhado do potencial turístico desses 20 municípios.

Concebido com a finalidade de fomentar diretrizes para o ecoturismo na Amazônia, o Proecotur atua no sentido de maximizar os benefícios econômicos, sociais e ambientais dessa atividade. Tem como objetivos gerar alternativas para as atividades degradadoras do meio ambiente, criar empregos, renda e oportunidades de negócios de natureza sustentável.

O Proecotur vem de encontro a tudo que os municípios do Vale do Guaporé precisam: recursos e infra-estrutura, e busca somar à Sedtur e aos municípios, fortalecendo o turismo, o ecoturismo, o turismo de pesca e os diversos segmentos de turismo nessa região, que são bem distintos. A meta do programa em seguida será criar uma infra-estrutura que permita a exploração do turismo ecológico na região.

“Esse projeto beneficiará a parte mais crítica do turismo: a questão da infra-estrutura. Tem um grande volume de recursos, e mesmo sendo um projeto financiado por bancos estrangeiros, é um projeto técnico, qualificado e tem que ter um acompanhamento de muita capacitação, porque se falharmos, teremos muitas dificuldades de alavancarmos novos recursos”, conta Henry, acrescentando que os recursos serão liberados de acordo com o desenvolvimento das ações do projeto.

A Unemat é parceira na execução do projeto e entrará com a mão-de-obra qualificada de todo seu corpo docente, agregando também seus alunos. Num primeiro momento a Universidade estará fazendo um levantamento da situação na região. “A segunda fase que será a da execução do projeto ficará para uma discussão posterior”, finaliza Karim.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24742 | Impressões: 142972
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada