Um sucesso que teve como ápice a participação do escritor Ariano Suassuna. Foi como a equipe definiu o Espaço Universitário II Literamérica, será realizada até o dia 24 no Centro de Eventos Pantanal em Cuiabá.
Coordenado pela Universidade do Estado de Mato Grosso(Unemat) por meio da coordenadoria de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura ( Proec) e Instituto de Linguagem (IL), o Espaço recebeu na noite de abertura desta segunda-feira(18) os escritores Antonio Carlos Secchin e Ariano Suassuna.
Mais de 700 pessoas entre estudantes universitários e do Ensino Médio de Cuiabá e também de cidades do interior mato-grossense e comunidade em geral prestigiaram o evento.” É uma oportunidade de conhecer esses grandes escritores” . disse Jenniffer Cryslaine, aluna do 3º ano do ensino médio.
Para a estudante as palestras apresentadas pelos escritores na primeira noite despertaram seu interesse de estar pesquisando e conhecendo ainda mais sobre as obras desses literários.
O integrante da Academia Brasileira de Letras ( ABL) Antonio Secchin abriu a programação do espaço com a palestra “Poesia : Vozes e Ventos”. De forma descontraída, intercalando fala e poesias, Secchin encantou a todos e em especial o público jovem presente no evento.
Uma performance do grupo teatral Mosaico , que encenou um dos atos da peça “Uma Mulher Vestida de Sol”, de autoria de Ariano Suassuna marcou a entrada do escritor paraibano.
Saudado pelo público, Ariano retribuiu com humor ,que é sua marca registrada , o carinho do público . Versando sobre o Barroco e o popular na cultura brasileiro, o autor que é membro da Academia Brasileira de Letras e reconhecido internacionalmente pelas obras o Auto da Compadecida e o Santo e a Porca, brindou a todos com causos de sua infância, cenas de seu cotidiano em uma intenção de trazer para a platéia discussões acerca do movimento Armorial ,lançado por ele em 1970 e que tem como proposição a confluência simultânea de todas as artes populares do Nordeste brasileiro, trabalhando a favor da dignidade humana.
Para ele a atuação do maestro Leandro Carvalho, da Orquestra de Câmara de Mato Grosso , é uma contribuição para o movimento” Leandro faz aqui o que fizemos em Recife”, declarou o autor relacionando o trabalho do maestro com os adeptos do movimento em Pernambuco.
Ariano disse que o que dá unidade no Brasil é a sua raíz barroca, herdada dos portugueses, e popular. “Existe uma unidade que se baseia no barroco e no popular” . disse em relação a cultura brasileira. O autor relacionou o barroco como uma fusão de sentidos diferentes, que até podem ser contrários como o clássico e o popular. Citando parte da obra de Shakespeare, ele demonstra as fazes clássicas do autor e também a sua fase grotesca, revelando assim sua tendência barroca.
Falando sobre a indústria cultural, Suassuna condenou a prática do modismo como forma de manipulação. “Em toda a minha vida fui chamado de arcaico e ultrapassado por gostar de música feita pelo povo, mas ainda assim não concordo com toda a massificação que faz com que as pessoas se vistam iguais”,disse causando risos.
Programação de terça-feira
Na noite de hoje (19),o pesquisador da Universidade Estadual de Londrina( UEL) , Cláudio Ladeira ,e o Procurador Geral do Estado de MT , João Virgílio vão apresentar o tema “ Processo democrático brasileiro e efetividade dos direitos fundamentais : participação popular abre a programação do Espaço Universitário .
Também nesta noite as palestra Educação “ Financiamento e Educação “ com o deputado federal Carlos Abicalil e a professora doutora Flavia Nogueira , representando a Fundação de Amparo a Pesquisa ( Fapemat ) complementam a programação
O Espaço Universitário será ofertado até domingo(24 ), na programação da Literamérica, e tem como objetivo ofertar ao publico acadêmicos e estudantil momentos de discussões que serão centradas nas áreas do Direito, Meio Ambiente e Agronegócio, Comunicação Social, Artes e Integradas e Educação.
Elaine Tortorelli- Assessoria/ Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24811 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária