Acadêmicos, professores, funcionários e comunidade estão tendo nos finais de tarde um encontro com a vida saudável no campus da Unemat em Sinop. Trata-se do Projeto Unemat Ativa, que começou a funcionar em maio deste ano com sessões de Ginástica Laboral voltada apenas para os funcionários e agora entra em nova fase com a Ginástica Coletiva, que é mais ampla e atende um número maior de pessoas.
A nova modalidade está sendo desenvolvida em duas turmas de segunda à sexta sempre no horário entre 17h30 e 18h20, num total de 35 pessoas envolvidas. As sessões são comandadas pela instrutora Anna Dias da Costa, que é funcionária da Unemat e acadêmica de Educação Física pela UFMT. Ela conta que a idéia do projeto surgiu para que as pessoas associem a vida cotidiana a uma atividade física combatendo assim o sedentarismo.
O diferencial desta nova etapa com relação à Ginástica Laboral é que desta vez não estão sendo trabalhados apenas exercícios que buscam prevenir doenças do trabalho conhecidas como LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho); e sim atividades que promovam melhoria na qualidade de vida através de exercícios aeróbicos (step), que trabalhem a questão da flexibilidade e alongamento. As sessões são agora de 50 minutos, sendo que antes eram apenas 15.
Anna explica que este tipo de atividade física traz inúmeros benefícios à saúde: “Porque faz com que a pessoa abandone o sedentarismo, incentiva a prática de atividades físicas contribuindo para a elevação da auto-estima; mas essas atividades precisam ser associadas a uma alimentação balanceada, sendo importante um acompanhamento nutricional”.
A instrutora explica que nas sessões são trabalhadas várias modalidades: “Nós começamos com alongamentos, depois é a vez dos exercícios aeróbicos e por último trabalhamos a ginástica localizada, que fortalece a musculatura dos membros inferiores e superiores”. Ela avisa que os primeiros resultados devem ser percebidos após três meses e para que a pessoa possa atingir seu objetivo é preciso muita persistência e também uma prática constante dos exercícios.
Segundo Anna, as atividades estão influenciando a auto-estima, bem estar, sociabilidade e combatendo o stress, isto apenas na esfera psico-social. Já em relação ao lado biológico, os participantes estão desenvolvendo um aumento gradativo da resistência física, da força muscular e controle da massa corporal.
As sessões são realizadas no pátio da cantina, onde atualmente funciona o Restaurante Universitário da Unemat. O número de participantes tem aumentado constantemente e a instrutora já conta com uma lista de espera com pessoas interessadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (66) 3511-2111 na Coordenação do campus, com a instrutora Anna Dias.
Miguel Rodrigues- Assessoria de Comunicação Sinop
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24784 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária