Mato Grosso, Domingo, 20 de Abril de 2025     
Novo Portal
Unemat receberá metade do acervo da biblioteca pessoal de Lenine Póvoas
Unemat receberá metade do acervo da biblioteca pessoal de Lenine Póvoas
01/09/2006 11:18:23
por Coordenadoria de Comunicação Social

Metade do acervo da biblioteca pessoal do escritor e historiador mato-grossense Lenine Póvoas serão doados para a Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, pela família do escritor. São mais de 3000 títulos que serão divididos entre a Universidade e a Acadêmica Mato-grossense de Letras(AML).

A solenidade de entrega das obras está marcada para próxima terça-feira (05), na Secretaria de Estado de Cultura, momento em que a família Póvoas , representada por Eduardo Póvoas passará simbolicamente a guarda do acervo para a Unemat e AML. “É o desejo da família Póvoas que esse acervo seja disponibilizado em grandes bibliotecas para que pesquisadores, estudantes, enfim a comunidade em geral tenha contato com o trabalho desenvolvido por Lenine Póvoas, por isso a escolha da Universidade do Estado de Mato Grosso para essa doação ”, explicou Walnice sobre o motivo que fez da Universidade uma das instituições guardiãs do acervo

A relação com a familiar Póvoas se deu por meio do projeto de pesquisa Difusão da Literatura Mato-grossense que oportunizou o contato com as famílias mais antigas de MT .A ação é coordenada por Walnice Vilalva, coordenadora de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura( Proec) e professora do quadro docente do Campus da Unemat em Tangará da Serra . O projeto de pesquisa é vinculado ao Instituto de Linguagem da Unemat e conta com a parceria da Secretaria de Estado de Cultura e o apoio da AML.

Realizando o trabalho de levantamento e catalogação das obras doadas, Walnice destaca a importância de levar ao grande público o trabalho desenvolvido pelo escritor , que lançou seu primeiro livro em 1944. De acordo com a pesquisadora, um número expressivo de exemplares dos livros publicados por Lenine se manteve restrito a um pequeno público. A falta de uma assessoria para auxiliar na distribuição das obras é uma das causas que dificultou o trabalho de divulgação das publicações .” Para ter uma idéia cerca de 400 exemplares do livro “História da Cultura Matogrossense”, publicado pelo autor não foram distribuídos’ aponta Walnice que destaca “ Foram 28 obras publicadas por Lenine, todas financiadas pelo próprio autor “, relatou a pesquisadora .

Para difundir o trabalho do autor, uma espécie de bazar será realizado no estande da Unemat Editora durante a Literamérica. Amantes da leitura poderão adquirir exemplares das obras de Lenine Póvoas por um preço simbólico, uma forma de aproximar o grande público do trabalho realizado pelo historiador

Também serão doados para Universidade objetos utilizados pelo escritor. Estes estarão expostos nas bibliotecas da Unemat em espaços que levarão o nome do historiador.

Vida e obra

Professor e historiador, Lenine de Campos Póvoas faleceu em 2003 aos 82 anos . Em sua carreira literária, Lenine escreveu 28 livros. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, Póvoas também foi presidente da Academia Mato-grossense de Letras e ocupava a cadeira nº33.

Elaine Tortorelli/ Assecom- Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24807 | Impressões: 158400
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada