A Unemat realiza no período de 08 a 11 de agosto o 1º Ciclo de Debates e Palestras de História do campus de Tangará da Serra. O evento tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos de história e à comunidade local a oportunidade de conhecer mais sobre o período de colonização recente e o surgimento das cidades como processo histórico. Os interessados em participar o evento podem fazer as inscrições até o dia 07 de agosto.
As pessoas interessadas em participar do Ciclo de Debates e Palestras com comunicações orais devem encaminhar os trabalhos até a próxima segunda-feira (31) por e-mail: historiatga@gmail.com, que também estará recebendo as inscrições para participação do evento.
Na programação haverá conferências, mesas redondas, mini-cursos, oficinas, palestras e comunicações orais sobre os trabalhos desenvolvidos. Entre os temas tratados no evento estão: “Os pressupostos – ideológicos, econômicos e sociais – da recente ocupação/colonização (1940/1980) do interior brasileiro; o caso de Mato Grosso”, que será tema da conferência da professora Regina Beatriz Guimarães Neto. “Política e Cidades, nas teias da memória e nas tramas da história”, será discutida na mesa redonda coordenada pelos professores Maria do Socorro Araújo e João Edson Fanaia. O professor Adson Arruda tratará da “História, Subjetividade e as práticas de FI”.
O professor Domingos Sávio da Cunha, palestrará sobre “A Poaia e a Borracha na ocupação do Alto Sepotuba (1850-1914)”, Os professores João Ivo Puhl e Romyr Conde Garcia, discutirão em Mesa Redonda o tema: “História colonial de Mato Grosso: antigas e novas discussões”. As professoras Sônia Maria Leite Nikitiuk “UFF) e Silviane Ramos da Silva falarão sobre a “A prática do ensino de história e a formação do profissional”, “Cidades da fronteira agrícola mato-grossense na II metade do séc. XX: nas tramas da memória”, será o tema da mesa redonda coordenada pelos professores João Ivo Puhl, Carlos Edinei de Oliveira, Andréia de Cássia Heinst.
Entre os mini-cursos previstos estão: “O trabalho com fontes documentais e a escrita da História”, “História e Literatura da América Latina”, “O ensino de História e o cuidado de FI nas sociedades pós-panóptica”, “Ensino de História na construção da identidade”.
As oficinas previstas são: “A expansão da fronteira em Mato Grosso”, “História indígena e o ensino de História”, “Relatos de viajantes: imagens e tranculturação”, “Mapas e jogos didáticos de história”.
Para maiores informações acesse: www.unemat.br,cliclando no link do campus de Tangará da Serra, localizado na página principal do site institucional ou enviando e-mail: historiatga@gmail.com. A taxa de inscrição é de R$ 25,00 para acadêmicos, e de R$ 35,00 para demais participantes.
Lygia Lima – Assessoria Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24866 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária