O projeto de Pré-Vestibular UNE-Todos, realizado pelo Núcleo de Estudos de Educação e Diversidade, da Unemat em Tangará da Serra, que começou a ser desenvolvido em agosto de 2005, conseguiu 67% de aprovação no vestibular da Unemat 2006/2.
O projeto pré-vestibular é oferecido gratuitamente para estudantes de origem negra, índios e sem-terras oriundos de assentamentos da Reforma Agrária, que tenham concluído o ensino médio em escolas públicas. Os professores que atuam no projeto são voluntários e pertencem a Unemat e a outras instituições de ensino do município.
A coordenadora do projeto, professora Neila Salete Gheller Sroehlich lembra que o objetivo principal é garantir melhores oportunidades desses grupos sociais de ingresso na universidade por meio de um curso pré-vestibular. Ela lembra que em cada semestre são realizados quatro meses de aulas durante o período noturno como forma de preparar os interessados em prestar o concurso vestibular.
De acordo com a professora Neila no início do curso pré-vestibular, 78 pessoas se inscreveram, mas somente 30 concluíram todo o estágio preparatório, e dessas 20 foram aprovadas no vestibular da Unemat, sendo seis para o curso de licenciatura em Letras, um para o curso de agronomia, quatro para administração com ênfase em empreendedorismo, quatro para ciências contábeis, dois para ciências biológicas, um para enfermagem e dois para matemática, no campus de Barra do Bugres. “Esse índice de aprovação nos deixa muito felizes, é a recompensa do trabalho dos professores que são voluntários”, afirma a coordenadora do projeto.
O início das aulas do curso pré-vestibular preparatório para o próximo vestibular deve ocorrer ainda no mês de agosto, e as pessoas interessadas em participar das aulas devem procurar o Núcleo de Estudos de Educação e Diversidade, nas Unemat em Tangará da Serra para se inscrever. Os professores interessados em contribuir ministrando algum conteúdo para os alunos também podem procurar a Unemat, no último curso 20 professores se revezaram para ministrar o conteúdo.
Todo o custo de material e aluguel do espaço para ministrar as aulas, são custeados pelo próprio projeto e pela coordenação do campus de Tangará da Serra.
Lygia Lima
Assessoria Unemat
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24798 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária