Os 20 primeiros mestrandos em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Mato Grosso já estão cursando as primeiras disciplinas do programa. Ministrado pelo pesquisador Antonio Carlos Diegues, professor doutor da Usp, a primeira disciplina enfoca o meio ambiente e sustentabibilidade, uma das áreas de concentração do programa. “Essa iniciativa da Universidade vem colocar junto grupos de alunos e professores para se pensar a questão de proteção, conservação do uso sustentável dos recursos naturais do Pantanal e das áreas contíguas que são a águas da Amazônia”, ressaltou Diegues sobre o enfoque do curso.
As atividades começaram no último dia (15) e teve como marco a cerimônia de aula inaugural apresentada por Diegues que discutiu a interdisciplinaridade, outra característica do curso. A solenidade presenciada pela secretária de Ciências e Tecnologia Ilma Grisoste Barbosa, e o presidente da Fapemat Antonio Camacho, foi presidida pelo reitor, Taisir Karim.
Em discurso que enfocou os caminhos para a concretização do primeiro programa de mestrado institucional da Unemat, a coordenadora do curso em Ciências Ambientais Carolina Joana Silva agradeceu os esforços empenhados pelos representantes da administração superior da Universidade, e governo do estado para a realização do curso que está entre as ações do Programa Água, Biodiversidade e Cultura – ABC do Pantanal e vinculado institucionalmente ao Instituto de Ciências Naturais e Tecnológicas da Unemat
Para Antonio Malheiros, diretor do ICNT, o caráter multidiciplinar do programa demonstrou a união dos campi, departamentos, institutos e faculdades que congregam a Universidade, possibilitando dessa forma a concretização desse primeiro curso que serve como orientação para os próximos ações da Universidade em nível de mestrado.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação(PRPPG) Laudemir Zart,avaliou o momento de inicio das atividades do curso como resultado dos investimentos da Instituição na qualificação.“Esse momento representa uma conquista que é resultado de um investimento histórico da Universidade na qualificação de professores, e também da ousadia da Instituição em se firmar como universidade buscando seus mestrados e doutorados”, avaliou o pró-reitor
Contribuição
Uma conquista para a Universidade é assim que a secretária da Secitec,definiu a abertura das atividades do primeiro mestrado institucional da Unemat como uma conquista que vai refletir no fortalecimento da Instituição e contribuirá com a políticas ligadas a área ambiental no Estado.“É uma conquista fantástica para os próprios docentes , para quem é mato-grossense, e para as pessoas de outros estados que poderão ingressar futuramente nesse mestrado nas próximas turma. É um curso de grande interesse do Estado, que é a área ambiental. É um mestrado que vai auxiliar e contribuir com Mato Grosso”, declarou Ilma.
Saudando a equipe do programa de mestrado, pró-reitores chefes de institutos e faculdades e parceiros como a Secitec e Fapemat na concretização do curso, o reitor da Unemat lembrou os desafios enfrentados pela Instituição que hoje são reconhecidos como exemplos em nível nacional de oferta da graduação a grupos étnicos e comunidades específicas como ações diferenciadas no âmbito da Extensão , Pesquisa e Pós-graduação como é o caso desse mestrado, o primeiro na área de Ciências Ambientais no Estado“ A partir de agora a Unemat entra em uma nova fase que é a oferta da pós-graduação stricto sensu. Com esse primeiro mestrado a Unemat contribuirá ainda mais para desenvolvimento social de todo o centro oeste deste país”, ressaltou Taisir .
A cerimônia de aula inaugural contou com a presença da Pró-reitora de Extensão e Cultura, Solange Ikeda Castrillon, e do Diretor da do Instituto de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas (Iacce), Paulo Alberto Vieira e professores que integram o corpo docente da pós-graduação.
O curso
Com um formato multidisciplinar, estrutura que possibilita que aluno seja graduado em qualquer área do conhecimento, o programa possui duas áreas de concentração sendo elas, Meio Ambiente e Sustentabilidade, e está dividido em duas linhas de pesquisa: Gestão Ambiental e Educação Ambiental. A intenção é proporcionar a formação profissional de forma integrada e fundamentada nos princípios da ética e no compromisso com a qualidade de vida e a conservação ambiental.
Elaine Tortorelli
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24819 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária