Mato Grosso, Domingo, 20 de Abril de 2025     
Novo Portal
Professor da Unemat participa da construção do "Livro de Registro das Línguas"
Professor da Unemat participa da construção do "Livro de Registro das Línguas"
01/03/2006 16:20:39
por Coordenadoria de Comunicação Social

Seminário realizado em Brasília, de 7 a 9 de março, vai discutir com lingüistas de todo o País a criação do “Livro de Registro das Línguas” como uma das categorias contempladas pelo Programa Nacional do Patrimônio Imaterial. O Seminário busca discutir uma política pública voltada para o reconhecimento da pluralidade lingüística como direito de cidadania.

Representando a Universidade do Estado de Mato Grosso, o lingüista e professor Roberto Baronas, do campus da Unemat em Alto Araguaia, integra à mesa denominada “O plurilingüismo brasileiro: a ótica das Instituições”, realizada no dia 8 de março a partir das 14 horas, na Câmara dos Deputados em Brasília.

O reconhecimento das línguas como objeto de políticas públicas pode contribuir para a afirmação dos direitos culturais, das identidades das minorias e para a manutenção da diversidade do País. Por meio de "Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial", o Estado passa a tratar como patrimônio brasileiro a ação, a memória e os diferentes grupos sociais que atuaram na formação da nacionalidade.

O Seminário será promovido pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/MinC) e Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Lingüística (IPOL).

Sobre o Livro de Registro das Línguas:

Segundo dados divulgados pelo Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Lingüística (IPOL), no Brasil são faladas em comunidades que compõem o território nacional cerca de 210 línguas além da oficial, o Português. Destas, 190 são pertencentes a diferentes grupos indígenas espalhados pelo território nacional. Outras 20 línguas de imigração estão presentes no País desde a primeira metade do século XIX, como o alemão, o italiano, o árabe, japonês e falares afro-brasileiros.

Entre 1904 e 1957, desapareceram no Brasil cerca de 63 línguas indígenas.

Cerca de 40% das línguas podem vir a desaparecer até o ano de 2.100 se não forem realizadas ações conjuntas do Estado e da sociedade civil, buscando o registro e a preservação.

Danielle Tavares

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24821 | Impressões: 158400
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada