Mato Grosso, Domingo, 20 de Abril de 2025     
Novo Portal
Curso de computação de Alto Araguaia será oferecido no turno da noite
Curso de computação de Alto Araguaia será oferecido no turno da noite
22/02/2006 15:34:07
por Coordenadoria de Comunicação Social

A partir do Vestibular 2006/2 da Unemat, o Curso de Licenciatura da Computação Alto Araguaia passará a ser oferecido no turno da noite. A mudança busca responder a uma crescente demanda da população atendida na região.

As turmas da Unemat no município de Alto Araguaia são compostas, em sua maioria, por profissionais e jovens que trabalham durante o dia e, à noite, buscam ampliar sua qualificação. O Chefe do Departamento de Computação, Toni Amorim de Oliveira, afirma que a mudança do curso busca atender ao perfil da população local e dos alunos que desejam ingressar na Instituição.

“Com o crescimento da cidade, marcado pela vinda de grandes empresas para a região, percebemos que mais pessoas sonham em ter acesso a um curso superior. A área de informática torna-se um tema central, pois os computadores estão presentes em todos os locais”, pontua.

O novo horário aplica-se às aos alunos que ingressarão no Curso de Computação da Unemat a partir do próximo semestre. As turmas já em andamento têm as aulas mantidas no turno matutino. A decisão foi tomada na última semana em reunião com a administração da Unemat, professores e representantes de alunos.

Estrutura diferenciada:

O curso construído em Alto Araguaia tem estrutura diferenciada, voltada para Licenciatura. Busca-se uma formação que aplique a informática como uma ferramenta educacional, um instrumento de auxílio na construção de conhecimentos sólidos na sala de aula.

Com início em 2001, a licenciatura em Computação vem travando relações estreitas com a comunidade. Nos municípios de Alto Araguaia e Santa Rita, professores e alunos das escolas da rede pública participaram de cursos de capacitação com acadêmicos da Unemat.

Previstos na estrutura curricular, os alunos realizam estágios supervisionados nos 2 últimos anos da graduação. Muitas vezes, laboratórios de informática em desuso nas escolas são ocupados pelos acadêmicos, que levam novas práticas e possibilidades de ensino com o uso do computador.

Outras políticas estão sendo adotadas neste sentido. O professor Oliveira destaca como exemplo os cursos desenvolvidos pelo Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec) em Mato Grosso para a capacitação de professores da rede pública. “Aqui em Alto Araguaia a Unemat foi parceira no desenvolvimento do projeto. Nossos alunos atuaram como monitores”. A vivência em sala de aula permite que o profissional tenha uma formação humana e técnica.

Danielle Tavares

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24814 | Impressões: 158400
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada