Acadêmicos e professores da Unemat, em parceria com o Ministério da Defesa, participam das atividades programadas no Projeto Rondon – Operação Amazônia 2006, no período de 5 a 15 de fevereiro de 2006, no Município de Mirassol D’Oeste (300 km de Cuiabá).
“Este projeto tem por objetivo, além de contribuir com o desenvolvimento dos Municípios que o integram, levar o acadêmico para lidar diretamente com esta realidade, com ações de caráter interdisciplinar e integrador, voltados às necessidades da comunidade”, define Antônia Maria Rosa, professora de Enfermagem e coordenadora do Projeto junto à Unemat.
A equipe da Universidade do Estado de Mato Grosso é composta por 6 acadêmicos (dos cursos de Enfermagem, Direito e Pedagogia) e duas professoras. Além da coordenadora Antonia Maria, participa Izabella Chrystina Rocha também do Departamento de Enfermagem.
Nos 10 dias de trabalhos junto à comunidade de Mirassol D’Oeste, a Unemat vai desenvolver atividades relativas à:
.prevenção ao uso de drogas licitas e ilícitas;
.prevenção ao abuso sexual e prostituição infantil;
.orientação à comunidade sobre a importância do registro civil;
.saúde reprodutiva e sexual e prevenção de DST/AIDS; inclusão escolar e na comunidade;
.prevenção de acidentes no esporte e atendimento inicial a vitima de traumas;
.saúde ambiental e doenças endêmicas locais (dengue, parasitoses, leishmaniose, angiostrongiliase).
A Unemat busca, também, formar grupos de pessoas que possam dar continuidade às ações no do município e formar facilitadores e multiplicadores capazes de repassar os conhecimentos adquiridos.
A Operação Amazônia 2006 será realizada paralelamente em 8 estados brasileiros. Em Mato Grosso, as equipes estarão presentes em São José dos Quatro Marcos, Mirassol D`Oeste e Porto Esperidião. Em cada município participam duas Instituições de Ensino Superior, aqui representadas pela Unemat e pela Uniararas (Centro Universitário Hermínio Ometto, de Araras, São Paulo).
Para o desenvolvimento dessas ações, a Uiversidade firmou parcerias com instituições governamentais e não governamentais, como Rotary, Lions Clube de Mirassol, Maçonaria, AABB, Prefeitura Municipal, Igrejas locais, Ministério Público, SEBRAE de Cáceres, Corpo de Bombeiros, entre outras.
A Operação Amazônia 2006 será realizada nos Estados: além de Mato Grosso, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins.
Programação:
Os chamados “Rondonistas” (atuantes junto ao Projeto Rondom) de diferentes estados brasileiros, dentre eles RS, SC, PR, RJ, ES, SP e MG, chegam a Cáceres no sábado (04.02).
Às 7h00 será aberta oficialmente a Operação Amazônia 2006 no Estado, no II Befron, à Rua 15 de Novembro, 737, Cáceres. Durante todo o dia, a programação objetiva a ambientação da equipe à região, com palestras e tours pela cidade. No Domingo, seguem para Mirassol D'Oeste.Dia 11/02/2006, em Mirassol D’Oeste, mutirão comunitário, ação pela cidadania: atividades lúdicas, jogos, atendimentos de enfermagem, odontologia, desenvolvidas pela Unemat e Uniararas.
Danielle Tavares
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24827 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária