Pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) traçam diretrizes para o desenvolvimento do Mestrado multidisciplinar em Ciências Ambientais. Em oficinas realizadas ontem e hoje (17.11), em Cáceres, o corpo docente do futuro curso buscam integrar ações que atendam as linhas de pesquisa da pós-graduação: Gestão ambiental e Educação ambiental.
Ao todo, 21 doutores da Instituição, além de profissionais convidados da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), participam do encontro com o Prof. Dr. José Eduardo da Silva. Atualmente, Diretor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o professor acumula experiência em implantação de cursos de pós-graduação desde 1987. Ele afirma que os docentes da Unemat têm pela frente novas responsabilidades, pois estarão ampliando sua atividade acadêmica. “O profissional tem que viver todas as vertentes da Universidade, pontua”.
Serão oferecidas 15 vagas anuais, na área de “Meio Ambiente e Sustentabilidade”. A Unemat conquistou 15 bolsas de apoio para os mestrandos. Dessas, 8 junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e 7 com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). A proposta parte da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e está vinculada ao Instituto de Ciências Naturais e Tecnológicas (ICNT) da Universidade. As disciplinas ofertadas estão ligadas a docentes dos departamentos de Biologia, Agronomia, Engenharia Florestal, Zootecnia, docentes de Geografia, História, Economia e Pedagogia (essa duas últimas do Campus de Sinop), além de professores de Direito e Biologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
A primeira vitória foi o reconhecimento da Proposta pela Capes. Entretanto, desafios se impõem. Com a conclusão da primeira turma de mestrandos, daqui a 3 anos, o programa será reavaliado. Nesse sentido, o professor Prof. Dr. José Eduardo da Silva afirma que o quadro docente deve buscar recursos além da Instituição, para financiamento de pesquisas e investir constantemente na qualificação e na produção científica- aspectos considerados importantes de acordo com critério de avaliação da Capes.
Outro aspecto destacado refere-se à importância de coordenar a ação entre os profissionais, para o desenvolvimento de um trabalho interCâmpuse multidisciplinar. A interação entre os Câmpusserá operacionalizada por professores de vários locais. Por exemplo, as disciplinas Ecologia de Ecosistemas e de Paisagem, serão ministradas por profissionais de Cáceres, Nova Xavantina e Alta Floresta. Já a Recuperação de Áreas Degradadas será ofertada, paralelamente, em Alta Floresta, Tangará da Serra e Pontes e Lacerda.
A coordenadora do Programa Prf. Dr. Carolina Joana da Silva lembra que as atividades interCâmpusjá são uma realidade na Unemat. Trabalhos de pesquisas e extensão universitária são desenvolvidos de forma integrada, tendo a participação de professores e acadêmicos de toda a Universidade. “No sentido de redirecionar as ações, buscando assim consolidar de forma eqüitativa e integrada os campi localizados nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal existentes no Estado de Mato Grosso”.
Por localizar-se em um Estado com condições ecológicas e sociais ímpares, demanda uma abordagem integrada, fortalecendo a pesquisa e capacitação de recursos humanos para atuação sustentada em bases de gestão e educação ambiental.
Programação:
Está prevista a discussão ainda para a elaboração de Edital de abertura, com os critérios de seleção dos mestrandos, disciplinas ofertadas e orientadores.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24815 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária