A Unemat participa do I Encontro dos povos do Pantanal, nos dias 13 e 14 de novembro, em Cáceres. O evento marca a comemoração do Dia do Rio Paraguai, data considerada um marco da luta da população em defesa da bacia do Alto Paraguai.
Localizar e escutar os povos do Pantanal, aqueles que nasceram e cresceram neste local, para produzir junto com a comunidade um documento que vai nortear os rumos das ações da sociedade civil no pantanal. Para tanto, desde o último 14 de outubro, vêm sendo realizados encontros em toda a região, com canoeiros, piloteiros, população ribeirinha, além de trabalhos em escolas de Cáceres e diálogo com povos tradicionais em outros municípios.
O I Encontro dos povos do Pantanal tem como proposta valorizar a cultura local e criar um espaço para discutir a necessidade de fomentações de políticas de conservação dos recursos hídricos. O momento ressalta a riqueza da fauna e da flora pantaneiras e as tradições deste povo.
Para o dia 13 (domingo), às 17h00, abertura oficial com mesa redonda, formada pela administração da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), além docentes de renome na área de pesquisa, representantes políticos e integrantes dos movimentos sociais. A partir de 19h00, está programada mística de celebração das águas e Noite Nativa, no Bairro Vila Mariana, em Cáceres.
Dia do Rio Paraguai, 14 (segunda-feira): durante todo o dia será realizado espaço de diálogo com mesas redondas e tendas. Em debate, costumes, alimentação, danças, costumes típicos da região e, também, propostas para um desenvolvimento sustentável e a vocação da bacia do Alto Paraguai.
Às 17h00, caminhada da Paróquia Cristo Trabalhador (localizada à Avenida Talhamares) até o cais da Praça Barão e chagada da chalana. A partir das 19h00, Noite Pantaneira.
O encontro é concretizado em Cáceres, cidade localizada à margem esquerda do rio Paraguai, principal afluente do Pantanal. Tendo como organizadores o Fórum de Luta das Entidades de Cáceres (Flec) e Rede de Comunidade Senhora do Pantanal (Paróquia Cristo Trabalhador), o evento tem apoio da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), além de Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (MMA), Incra, Ecoa, Fórum Matogrossense de Meio ambiente e Desenvolvimento (Formad), WWF, Rede Pantanal.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24815 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária