Após a conclusão do processo licitatório, que esteve cerca de dois anos em tramitação, tem início nesta terça-feira a construção do primeiro bloco da cidade universitária da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Alta Floresta. Neste primeiro momento, está prevista a construção de 12 unidades chamadas "salas de ambiências" que, além da estrutura de sala de aula, têm laboratório de apoio pedagógico.
Com a construção deste primeiro bloco, o campus passará dos atuais 1.800 metros para cerca de 4.000 metros quadrados de área, oferecendo mais comodidade e condições para o desenvolvimento dos cursos atuais e possíveis ampliações.
Para o coordenador da Unemat em Alta Floresta, professor Jesus Paixão, este é um momento que marca o crescimento da Unemat e, principalmente do campus. “Essa ampliação é aguardada há mais de 10 anos e, somente agora, com o esforço conjunto da Unemat e da comunidade acadêmica e em geral, pode ser efetivado”, comemora.
Essa construção pretende estabelecer um novo conceito de estrutura física na Universidade. Segundo o coordenador Jesus da Silva Paixão, serão construídos ambientes modernos de ensino, fazendo com que a comunidade acadêmica tenha acesso imediato a todo o material necessário para o sucesso da aprendizagem. "Não haverá mais salas de primeiro ou segundo semestre, mas sim, salas de geociências ou de biociências", enfatiza o coordenador. O espaço propiciará aos professores equipamentos de apoio às aulas.
A previsão para conclusão da obra é o primeiro semestre de 2006.
Paralelamente à construção das primeiras Salas de Ambiência, tramita o processo de construção do bloco administrativo e o bloco que abrigará os gabinetes dos pesquisadores. O primeiro deverá ser construído com o aporte dos recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), enquanto o segundo será viabilizado com a parceria com a Prefeitura de Alta Floresta. O projeto prevê a construção de laboratórios, biblioteca, restaurante universitário, alojamentos, oficinas, dependências administrativas, auditório, além de gabinetes para professores e pesquisadores.
A Unemat de Alta Floresta passará a abrigar ceca de 15 laboratórios de pesquisa e aproximadamente 30 projetos de pesquisa e extensão, atualmente em desenvolvimento no campus, efetivando a estrutura do que está sendo designado de Centro de Tecnologia para a Amazônia Matogrossense (Cetam).
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24809 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária