Uma comissão formada por membros da Unemat para a busca de apoio ao Festival Ecológico e Cultural das Águas do Mato Grosso esteve na ultima sexta-feira em Cuiabá apresentando o projeto a organismos governamentais e não governamentais. O contato com a Fundação Estadual de Meio Ambiente, FEMA, Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá e a organismo não governamental Ecotrópica garantiu apoio financeiro, estrutural e de recursos humanos para a execução das atividades do evento.
O secretário da FEMA Moacir Pires, elencou a necessidade de parceria com a Unemat, na articulação de ações em prol a preservação ambiental firmando o compromisso de apoiar o Festival das Águas e discutindo possibilidades de outras ações conjuntas. O fato da atuação ampla da Universidade em 106 dos 139 municípios do estado é, segundo o secretário, uma das motivações para que as parcerias sejam efetivas, sendo caracterizada como um canal rápido e direto com a população. “A gente deseja unir forças para que nossas ações sejam mais produtivas”, destaca.
Durante a visita a Secretaria de Educação de Cuiabá, a comissão representada pela pró-reitora de Extensão e Cultura da Unemat, Solange Ikeda, firmou contato com o projeto TV Pixé para a oferta de oficinas de Fotografia durante o festival e recebeu do secretário Carlos Maldonado a disponibilização de incentivo para divulgação do evento.
Em reunião com a direção da organização não governamental Ecotrópica, a comissão estabeleceu contatos para a busca de novos apoiadores. A agenda da foi constituída por outros compromissos com veículos de comunicação da capital na definição de estrutura de propagação do projeto.
O Festival Ecológico e Cultural das Águas de Mato Grosso pretende valorizar a cultura local e discutir políticas de conservação dos recursos hídricos nas bacias da região do Pantanal, Amazônia e Araguaia. A primeira edição do festival acontece entre os dia 13 e 16 de novembro em Cáceres com o enfoque para Águas do Pantanal.
O evento de caráter científico, artístico, cultural e esportivo é promovido pela Unemat em parceria com o Fórum de Lutas das Entidades de Cáceres, FLEC, com apoio inicial da Unesco, Ministério de Meio Ambiente e Secretaria de Cultura do Estado de Mato de Grosso.
A proposta é que o festival venha celebrar o ano internacional da água doce estabelecido pelas Organizações das Nações Unidas, ONU, bem como, os 25 anos da Universidade.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24889 | Impressões: 158383 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária