Com o objetivo de fomentar a leitura, a formação cultural e apoiar a criação e produção mato-grossense, a Literamérica 2005 vai reunir escritores, editores e livreiros locais, nacionais e de todo o continente. A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) é parceira na organização do evento, que acontece de 20 a 25 de setembro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
Mais do que uma feira, o Literamérica promoverá debates e, por meio de seminários e oficinas, coloca em debate a produção literária contemporânea e o seu papel como agente transformador. “A presença da Universidade em um evento desse porte é muito importante para podermos mostrar e divulgar o que os nossos profissionais estão produzindo. A Unemat leva à capital uma produção literária muito rica” afirma a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Solange Ikeda.
A Universidade está organizando seminários e palestras, além da exposição de publicações da Unemat Editora, em todos os dias do evento.
3ª feira, dia 20.09: marca o lançamento do “História da Literatura Mato-grossense”, de Rubens de Mendonça, com reedição inicialmente prevista para 2006, o projeto foi antecipado para o evento Literamérica.
4ª feira, dia 21.09, às 16h00: mesa História e Literatura da América do Sul
Geni Conceição Figueredo, Núcleo de Estudos de Educação e Diversidade (Unemat, campus de Tangará da Serra).
5ª feira, dia 22.09, às 11h00: Palestra Literatura em Matogrosso
Isaac Newton Almeida Ramos, Diretor do instituto de Linguagem (Unemat, campus Cáceres).
6ª feira, dia 23.09, às 14h00: : mesa Estudos de Linguagem e Integração Sul-americana
Roberto Baronas, Departamento de Letras (Unemat, campus Alto Aragauia).
Unemat compõe, ainda, mesa com integrantes da academia mato-grossense de letras. Os professores Genivaldo Rodrigues Sobrinho e Walnice Vivalva (Departamento de Letras, campus Sinop) coordenam o projeto “Preservação e difusão da literatura mato-grossense no início do século XX”, pesquisa que gerou a reedição do livro de Rubens de Mendonça.
As atividades estão distribuídas durante os dias 21, 22, 23 de setembro, na sala 1 do piso das águas do Centro e Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Toda a programação é gratuita. Para participar basta apresentar-se 30 minutos antes de cada atividade e inscrever-se na Secretaria do Evento. O número de vagas é limitado. Os participantes receberão certificados emitidos pela coordenação do evento ao final das atividades.
A Literamérica 2005 destina-se a formar novos leitores, por meio do incentivo à leitura promovendo o livro e a indústria editorial em todos os aspectos. O evento é coordenado pela Associação dos Amigos do Livro Mato-grossense (alimeMTo), em parceria com a Unemat, UFMT, ICE, Univag, Universidade de Cuiabá, Sebrae, Sesi, Sesc, Senai, Fiem.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24795 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária