Na sexta-feira (09.07), a gestão da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) recebeu o presidente e representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado de Mato Grosso (Sintesmat), a convite da reitoria, para discutirem sobre os encaminhamentos de proposições do Congresso Universitário.
Além desta pauta principal, o presidente do Sintesmat, Carlos Roberto dos Santos Júnior, acrescentou outras demandas oriundas do IX Congresso dos Técnicos administrativos da Educação Superior (Contesmat). Entre as demandas, Carlos Roberto apontou: situações de assédio moral e psicológico em tempos de pandemia, a necessidade de concurso público, transferência de profissionais técnicos e o pedido de uma representação do Sintesmat no Comite de acompanhamento da Covid-19.
O reitor informou que, após a realização de um levantamento das proposições do 3º Congresso Universitário, no eixo ‘Gestão’, em praticamente, todas as proposições possuem ações em desenvolvimento. “Mesmo em período de pandemia, perda orçamentária, transição para ensino remoto, estamos executando muita coisa”, garantiu o gestor. Em todas as sessões do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Conepe) e Conselho Universitário (Consuni), dos anos de 2019 até esta data, há deliberação de algum relatório ou minuta de resolução derivadas dos trabalhos das comissões instituídas pós Congresso Universitário.
O Sintesmat lembrou que o último concurso realizado para a categoria foi em 2011 e que de lá para cá a Universidade cresceu, assim como suas demandas, e profissionais se aposentaram e alguns faleceram. Rodrigo Zanin pontuou que a solicitação da categoria reforça a da gestão, e “nós estamos pedindo e encaminhando a solicitação de concurso todos os anos”. Uma forma de marcar a posição política tem sido o encaminhamento anual de processo junto ao Governo do Estado de solicitação de Concurso Público para preenchimento das vagas tanto de Docentes quanto de Profissionais Técnicos do Ensino Superior (PTES). Em 2020, o processo de solicitação de concurso foi protocolado (Processo nº 486282/2020) e encontra-se em análise na Coordenadoria de Provimento da Seplag/MT.
Com relação à participação do Sintesmat junto ao Comitê Covid, a gestão aguardará o nome para atualizar a portaria. “Com a participação de representante do Sintesmat no comitê acredito que será mais fácil divulgar as ações para os servidores técnicos dentro da Instituição e a contribuição será também muito importante para ajudar na tomada de decisões e colaborar para a melhoria de nossas políticas a respeito”, citou Rodrigo que lembrou o esforço que a Unemat vem fazendo desde o princípio da pandemia para dar continuidade às aulas.
No tocante às relações interpessoais e problemas de assédio moral, no mês de junho, foi constituída uma comissão, para atender as deliberações do 3º Congresso Universitário com relação à questão. Além dessa comissão, já fora instituída outra, em 2019, também derivada do Congresso Universitário, com o objetivo de criar e estabelecer políticas de qualidade de vida e valorização profissional e pessoal da comunidade acadêmica da Unemat.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24989 | Impressões: 158382 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária