A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) vem a público repudiar as declarações ofensivas e discriminatórias, que circularam na última segunda-feira (13), em um grupo de WhatsApp de vestibulandos com interesse em estudar curso de Medicina de uma universidade pública localizada em Minas Gerais.
Apesar de entendermos que tal plataforma traz, em sua natureza, a expressão de afirmações de caráter pessoal e descontraído, o conteúdo quando lançado ao público evidencia uma percepção extremamente preconceituosa, discriminatória, além de profundo desconhecimento das especificidades regionais. A Unemat preconiza e defende uma formação humanística, ética e de qualidade comprometida com a solução de problemáticas locais, muito ao contrário do que vimos nas postagens do grupo de alunos.
A Unemat atua, desde o ano de 1978, possibilitando a formação integral de profissionais no interior do estado de Mato Grosso. Leva Ensino Superior público e de qualidade a locais distantes das grandes capitais do País. Neste Brasil profundo, a presença e atuação da Universidade do Estado de Mato Grosso tem se mostrado decisiva para a melhoria de índices de desenvolvimento humano e acesso à educação, saúde e cultura.
Temos como sede a cidade de Cáceres (a 219 km da Capital do Estado), uma cidade calorosa e acolhedora. A sua natureza é rica, dominada pelo bioma Pantanal, e sua cultura múltipla, marcada por diversas influências e pela fronteira com a Bolívia. A Unemat desenvolve projetos em diversas áreas com nosso país coirmão e agradece pela sua contribuição em ações de ensino, pesquisa e extensão.
O curso de Medicina da Unemat, ainda recente, já graduou seis turmas com cerimônias realizadas, inclusive, neste período de pandemia. São profissionais éticos, competentes, comprometidos e muitos obtiveram aprovação nas residências médicas mais conceituadas do país.
Prestamos nossas solidariedade ao corpo docente, técnico e aos acadêmicos do nosso curso de Medicina e agradecemos pela luta e empenho na melhoria constante da qualidade do curso.
Agradecemos fortemente ao Centro Acadêmico Livre de Medicina (CALM) pela NOTA DE REPÚDIO, emitida na data de ontem (13/04). Tal posicionamento, ético e crítico, mostra que a Unemat está no caminho certo, ao contribuir na formação de estudantes, profissionais, médicos e, principalmente, cidadãos comprometidos com a realidade do local onde atuam.
Também queremos deixar claro que esta Universidade fará denúncia do ocorrido junto ao Ministério Público pois, enquanto instituição pública de ensino e pesquisa, defendemos a pluralidade, a diversidade, a ciência e nos colocamos contra toda forma de preconceito, seja de cor, credo, gênero, etnia, orientação sexual ou origem.
Unemat, orgulho de ser de Mato Grosso.
Visitas: 24852 | Impressões: 155640 | ||
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária