Entidades organizadoras do Dia Especial de Campo e os alunos do quarto período do curso de Agronomia fazem uma visita ao Centro Regional de Pesquisa e Difusão de Tecnologia de Cáceres, local onde será realizado o evento, para planejamento e operacionalização final do encontro. São aguardados cerca de 500 produtores rurais. Os acadêmicos organizam desde como atender ao público até a logística.
O Dia de Campo semeia o encontro do produtor rural, principalmente o pequeno e o familiar, com pesquisadores da cidade e região. É um momento de troca de experiências. O objetivo é mostrar à família rural, estudantes da área e sociedade local, novas tecnologias de produção que visam aumentar a renda e a qualidade de vida no campo.
O pesquisadores, acadêmicos da Unemat, vão guiar o público pelos stands e trilhar o percurso que leva às cinco estações tecnológicas montadas ao longo do Centro de Pesquisa e Difusão de Tecnologia da Empaer.
O professor Abdala Untar, da disciplina de Planejamento de Eventos Extensionistas da Unemat, afirma que esse encontro do aluno da Instituição com o pequeno produtor rural é um grande aprendizado para ambos. “O agricultor familiar traz uma experiência muito rica, um aprendizado anterior, vivido em contato direto com a natureza”. Esse momento é de integração do conhecimento apreendido na sala de aula com o trazido do campo. “O saber não pode ser dividido em áreas, pois a vida não é assim. Tem que ser total, transdisciplinar”, pontua o professor.
Em cada estação estará presente um especialista explicando as técnicas desenvolvidas. Os visitantes poderão conhecer de perto pesquisas agrícolas aplicadas ao cultivo de feijão, mamona, banana no sistema de sombreamento, produção de frutífera e de essências florestais:
Estação 1: Produção de mudas frutíferas e essências florestais. Com a presença do Engenheiro Agrônomo Antônio Vila Terce, da Empaer e Técnico Agropecuária Marivaldo dos Reis Lima.
Estação 2: Avaliação de cultivares de bananeiras resistentes à Sigatoca negra. Com a presença do Engenheiro Agrônomo Humberto de Carvalho Marcílio, da Empaer e do Engenheiro Agrônomo André Luis Andrade, Ceprotec.
Estação 3: Avaliação de genótipos de feijão do Mato grosso. Com Engenheiro Agrônomo Valter Martins de Almeida e Técnico Agrônomo Ciro Cercino dos santos, ambos da Enpaer.
Estação 4: Agrostologia: espécies forrageiras. Engenheiro Agrônomo José Assis Guaresqui, da Unemat.
Estação 5: Pesquisa e desenvolvimento da mamoneira em Mato Grosso. Engenheiro Agrônomo Valter Martins de Almeida, Empaer e Técnico Júnior Gattar, Ccm.,
O evento é realizado pela Empaer, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, Prefeitura e Escola Agrotécnica Federal de Cáceres é planejado por alunos do curso de Agronomia da Unemat.
Aberta à visitação técnica!
Dia 2 de setembro, a partir de 8h00, no Centro Regional de Pesquisa e Difusão de Tecnologia de Cáceres, Empaer.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24813 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária