Os doutorandos em Linguística, Estudos Literários, Ciências Ambientais e em Ecologia e Conservação, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), que tenham interesse em realizar parte do curso em outro país, devem se atentar aos editais internos dos seus respectivos programas de pós-graduação para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) já publicou seu edital e os demais programas o farão em breve.
A Unemat tem até o dia 12 de março para realizar e publicar o resultado final da seleção interna dos discentes dos seus programas de pós-graduação com curso de doutorado com nota igual ou superior a quatro na Avaliação Quadrienal das Capes de 2017, dentre outros requisitos. E os candidatos, uma vez aptos a se inscreverem, têm o período de 15 de março a 1º de abril para fazê-lo no sistema da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O edital do PDSE publicado pela Capes selecionará bolsistas para o PDSE, com a intenção de fomentar o intercâmbio científico de qualificação acadêmica de discentes do Brasil.
O Programa oferece bolsas de estágio em pesquisa de doutorado no exterior, alinhado com o Plano de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior, de forma a complementar os esforços despendidos pelos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros de excelência na formação de recursos humanos de alto nível para inserção nos meios acadêmicos, de ensino de pesquisa no país.
Na modalidade Doutorado Sanduíche no exterior, os discentes regularmente matriculados em cursos de doutorado no Brasil podem realizar parte do curso em instituição no exterior, com a obrigação de retornar ao Brasil após a finalização da bolsa, para integralização de créditos e defesa da tese.
A Capes será responsável pelo apoio financeiro aos bolsistas dos benefícios de mensalidade, auxílio deslocamento, auxílio alimentação e auxílio seguro-saúde, de no mínimo quatro meses e, no máximo, seis meses. O pagamento dos benefícios será realizado diretamente aos bolsistas.
Entre os requisitos para concorrer às bolsas está não possuir título de doutor em qualquer área do conhecimento e não ultrapassar o período total para o doutoramento, de acordo com o prazo regulamentar do curso para defesa da tese, devendo o tempo de permanência no exterior ser previsto de modo a restarem, no mínimo, seis meses no Brasil para a integralização de créditos e a defesa da tese.
Os aprovados no processo seletivo receberão as cartas de concessão da Capes a partir do dia 19 de abril. As atividades no exterior iniciarão de julho a setembro de 2021.
Programas da Unemat que participam do PDSE
Pós-graduação em Linguística - PPGL (1 vaga)
Pós-graduação em Estudos Literários - PPGEL (1 vaga)
Pós-graduação em Ciências Ambientais – PPGCA (1 vaga)
Pós-graduação em Ecologia e Conservação - PPGEC (1 vaga)
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 25214 | Impressões: 158382 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária