Marinês da Rosa, professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), é uma dentre os 200 cientistas sociais brasileiros, que tiveram seus textos publicados no livro “Cientistas sociais e o coronavírus” organizado pelos cientistas sociais Miriam Pillar Grossi e Rodrigo Toniol.
A professora é autora do capítulo 89 intitulado ‘Carta a Maria do Mar: dialogando com mulheres no cárcere durante a pandemia’ que compõe a parte em que a obra se refere à segurança pública, prisão e violências.
A obra está sendo lançada no 44º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) que segue até o dia 11 de dezembro de forma virtual. Mas, o e-book já está disponível para download gratuito basta clicar aqui.
A obra é uma contribuição coletiva, de modo direto e breve, de duas centenas de cientistas sociais para pensar os efeitos da Covid-19 nos contextos: sanitário, social, político, econômico, cultural brasileiro durante o ano de 2020.
Cientistas sociais e o coronavírus - O que cientistas sociais e de outras áreas de ciências humanas podem fazer diante de uma pandemia? Como podem intervir no debate público? Quais são as consequências do isolamento social para suas próprias pesquisas? Como manter os espaços de formação acadêmica durante o isolamento social? Como lidar com novas tecnologias de comunicação para o ensino? Quais os impactos da pandemia do coronavírus sobre populações tradicionais e grupos subalternizados na sociedade brasileira? Como o isolamento social no espaço doméstico exacerbou violências e desigualdades de gênero, raça, deficiência, entre gerações? Como a morte foi vivida por diferentes grupos sociais, com a impossibilidade de acompanhamento hospitalar e em um período em que os rituais funerários foram proibidos? Quais os impactos das políticas públicas sanitárias, econômicas e políticas durante a pandemia do COVID 19 no Brasil? O livro se propõe a responder estas e outras perguntas.
Marinês da Rosa é professora na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus Tangará da Serra e doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (UFSC).
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 25182 | Impressões: 158394 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária