Mato Grosso, Domingo, 30 de Junho de 2024     
Novo Portal
Recadastramento de servidores ativos começa dia 1º de novembro
ATUALIZAÇÃO DE DADOS
Recadastramento de servidores ativos começa dia 1º de novembro
28/10/2020 18:52:56
por D`Laila Borges/Seplag
Foto por: Divulgação

Atualização cadastral de 2020 estará interligada ao Banco de Talentos; informações poderão usadas no redimensionamento da força de trabalho

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, começa no próximo dia 1º de novembro a atualização cadastral periódica dos servidores ativos e empregados públicos do Estado. Este ano o recadastramento obrigatório será realizado através do Portal da Seplag e estará interligado à ferramenta Banco de Talentos disponibilizada em março deste ano a todos os órgãos do Executivo. A Instrução Normativa que regulamenta a decisão foi publicada nesta quarta-feira (28) no Diário Oficial.

O Portal da Seplag pode ser acesso clicando aqui.

O recadastramento segue até 15 de dezembro e quem não atualizar os dados terá o salário suspenso até a efetiva regularização cadastral. Outra novidade este ano é que algumas informações utilizadas pelos sistemas Aplic do Tribunal de Contas do Estado e Social do Governo Federal também serão solicitadas. Cerca de 50 mil servidores e empregados públicos ativos deverão se recadastrar.

Também serão solicitadas confirmação e atualização de dados pessoais e dos dependentes, documento de identificação e comprovante de endereço legíveis, confirmação de dados acadêmicos, de capacitação e informações funcionais, bem como a indicação por meio da matrícula da chefia imediata ou do responsável pela unidade de Gestão de Pessoas para validação do vínculo funcional.

A inserção de dados falsos na atualização cadastral será apurada mediante procedimento disciplinar, mantida a possibilidade de aplicação das demais penalidades previstas em lei. O descumprimento da obrigação da atualização cadastral periódica acarretará a suspensão do pagamento da remuneração do servidor público inadimplente até a efetiva regularização cadastral.

Banco de Talentos

O Banco de Talentos constitui-se numa ferramenta de gestão estratégica de pessoas que possibilita conhecer as competências dos servidores e realizar cruzamentos desses perfis com a necessidade dos diversos órgãos e entidades através de um sistema de banco de dados com informações pessoais e profissionais dos servidores públicos estaduais.

De acordo com o titular da Seplag, Basílio Bezerra, a utilização dessa ferramenta auxilia no melhor aproveitamento do potencial do profissional. “Ao alinharmos o perfil dos servidores, seus conhecimentos, qualificação profissional, suas habilidades, e suas atitudes com o perfil necessário em cada setor, facilitaremos os processos de realocação de servidores e compatibilização do perfil profissional com as atividades a serem desenvolvidas. Por isso é importante que o servidor preencha os campos com suas informações profissionais”.   

Essas informações poderão ser usadas no processo de movimentação de pessoal entre órgãos, ficando disponível para consulta das secretarias, empresas e autarquias interessadas em determinado tipo de perfil funcional. E também serão usadas no redimensionamento da força de trabalho.

O Banco de Talentos está entre as ações voltadas para o desenvolvimento profissional do Estado. Ele faz o mapeamento do perfil de trabalho de todos os servidores públicos estaduais levando em conta seus conhecimentos e habilidades para atividades estratégicas e específicas.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24881 | Impressões: 142973
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada