As comunidades interna e externa da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) podem contribuir com a elaboração da Política de Comunicação da Universidade e interagir com a Comissão responsável pela elaboração, por meio do portal da Unemat e do email politicadecomunicacao@unemat.br.
Nesta quinta-feira (08) os capítulos das temáticas: A gestão da comunicação em situações de crise; Comunicação com os públicos externos e canais de relacionamento; O relacionamento da Unemat com a mídia e A presença e a atuação da Unemat nas mídias sociais foram disponibilizados no hotsite para conhecimento da comunidade acadêmica e contribuições.
Os quatro capítulos foram discutidos por cerca de 100 pessoas entre gestores, profissionais de comunicação, servidores da Unemat e o jornalista, professor e pesquisador, consultor Wilson da Costa Bueno, da Comtexto Comunicação e Pesquisa, durante a Etapa 3 da elaboração da Política de Comunicação da Universidade, realizada de forma remota nos dias 24 e 25 de setembro.
"É importante que a comunidade acadêmica não só participe desse momento de discussões, mas que também enriqueça a elaboração e o desenvolvimento da Política de Comunicação da Unemat com contribuições durante todo o processo", falou Danielle Tavares, presidente da Comissão de Elaboração da Política de Comunicação e supervisora da Assessoria de Comunicação da Unemat.
Nos dias 22 e 23 de outubro, durante a Etapa 4, serão trabalhadas as temáticas A gestão da comunicação na Unemat e A internalização da Política de Comunicação.
A Comissão receberá contribuições para as temáticas discutidas nas Etapas 3 e 4 até o dia 18 de dezembro.
Política de Comunicação - A construção da Política de Comunicação da Unemat é uma demanda da comunidade acadêmica e dos profissionais técnicos do Setor de Comunicação da Instituição, em Cáceres. A Unemat publicou, em março de 2018, o Relatório Final do 3° Congresso Universitário com proposições a melhorar a Comunicação da Instituição com seus públicos. A proposição é um amadurecimento do entendimento do papel estratégico desempenhado pela Comunicação em uma organização.
A construção da Política de Comunicação entendendo a Comunicação como uma atividade efetivamente estratégica de inteligência organizacional e não somente operacional é uma necessidade crescente na Unemat.
A Política de Comunicação Institucional visa balizar os processos de construção de comunicação, fomentando a cultura organizacional de repasse de informações e a correta utilização das ferramentas de comunicação estabelecidas, viabilizando o processo de comunicação contínua e definindo uma forma de funcionamento integrado das ferramentas de comunicação. É, portanto, imprescindível criar diretriz única, que exiba valores e conceitos compartilhados por toda a organização. Assim, a comunicação passa a ser estratégica quando busca satisfazer as demandas, necessidades e expectativas dos públicos-alvo, em consonância com sua missão e valores.
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