A Universidade do Estado de Mato Grosso realiza de 19 a 21 de novembro o III Colóquio Mato-grossense de Educomunicação com o tema “Educomunicação, BNCC e Fortalecimento da Cidadania”. Esta terceira edição é totalmente on-line e as inscrições tanto para participação como para submissão de trabalhos começam a partir do dia 15 de setembro e podem ser acessadas clicando no link . As inscrições de trabalhos poderão ser feitas até o dia 18 de outubro.
O Colóquio Mato-grossense de Educomunicação será totalmente à distância com atividades que serão realizadas por webconferências com participação limitada e transmissão pelas redes sociais. O principal objetivo do evento é discutir as temáticas relacionadas à educomunicação e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir das experiências realizadas em Mato Grosso em diálogo com pesquisadores e educadores do Estado, do país e da Universidad Complutense de Madrid, na Espanha.
Além da conferência de abertura, também serão realizadas cinco mesas-redondas, apresentação de trabalhos em 7 eixos e homenagem a Muniz Sodré . Entre os palestrantes convidados, já estão confirmadas as participações de duas professoras da Espanha (Universidad Compustelnse de Madrid – na mesa 1), além de ter representação de todas as regiões brasileiras na composição das mesas. As mediações das mesas e coordenação de eixos são feitas pelos parceiros (Unemat, UFMT, ABPEducom).
Uma das conferências mais aguardadas no evento é a que será realizada na abertura pela Drª Rosane Rosa (UFSM) que falará sobre Educomunicação como uma Epistemologia do Sul. A conferencista trata do tema a partir de Boaventura Sousa Santos que aponta para um “repensar a teoria crítica e reinventar a emancipação social”. Nesse sentido, ela discute o papel desse paradigma no processo de emancipação social, no contexto das organizações sociais brasileiras e latino-americanas. No âmbito da interface Comunicação e Educação, a perspectiva educomunicativa advém da experiência da comunicação e educação popular que atuam sob os referenciais de Paulo Freire e Mario Kaplun em vista de posturas dialógicas, participativas, democráticas e problematizadoras nos processos comunicativos.
A professora Antônia Alves, que é a coordenadora do evento, ressalta o desafio em organizar um evento dessa magnitude. “Para nós, do Educom.JOR, será uma oportunidade para dialogar com pesquisadores brasileiros e espanhóis sobre a interface Comunicação e Educação em um momento tão propício no cenário brasileiro, em que as instituições educativas se voltam para a implantação da BNCC em um contexto de diversidade e de mediação tecnológica.”
Organizadores:
O Colóquio é uma realização do grupo de pesquisa “Jornalismo, Educomunicação e Cidadania – Educom.JOR” e do projeto de pesquisa “Gestão da Comunicação em cursos de Jornalismo”, do Curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Tangará da Serra.
O grupo de pesquisa é filiado à Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo e alguns pesquisadores são associados da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação - ABPEducom.
Parceiros:
Diretoria de Gestão Educação a Distância (DEAD/Unemat)
Curso de Jornalismo da Unemat
Curso de Comunicação Social da UFMT
Cursos de Ciência da Comunicação e Sistema da Informação
Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom)
Secretaria de Educação de Estado de Mato Grosso (Seduc)
Para saber mais sobre o evento e acompanhar todas as novidades acesse: http://www.educomunicacao.org/educom/
Os interessados em atuar como pareceristas de trabalhos e também como voluntários poderão se informar no blog.
Programação:
Dia 19 de novembro
16h às 17h30
Mesa 1: Fronteira, Cidadania, Interculturalidade e Direitos
Fronteira e direitos linguísticos –Drª Maria Matesanz Del Bairro e Drª Viviane Ferreira Martins (Universidad Complutense de Madrid)
Libras e língua de sinais boliviana –Drª Stela Perné Santos (IFMT)
Mulher na fronteira Cáceres/San Matias– Me. Marli Barboza da Silva (Unemat)
Corpo, arte e mídia– Drª Denise da Costa Oliveira Siqueira (UERJ)
Língua e identidade: um olhar sobre a fronteira entre Cáceres e San Matias– Me. Fernando Jesus da Silva (UFMT)
Mediação:Me. Geni Conceição Figueiredo Zacarkim (Unemat, Educom.JOR)
19h às 19h30
Abertura do III Colóquio Mato-grossense de Educomunicação
19h30 às 21h
Conferência: Educomunicação como uma Epistemologia do Sul
Conferencista: Drª Rosane Rosa (UFSM)
Dia 20 de novembro
10h30 às 12h
Mesa 2: Infância, Consumo e Meio Ambiente
Propaganda, publicidade e consumo infantil –Me. Gabriela Amorin Ferruzzi
“É suficiente! ou Basta”: contribuições da Educomunicação Socioambiental para a sustentabilidade–Dr. Rafael Gue Martini (Udesc)
Crianças e adolescentes como prosumers e cidadãos– Inês Vitorino Sampaio (UFC/LABGRIM)
Educomunicação e Cultura Infantojuvenil: do convívio com a mídia ao protagonismo crítico– Dr. Claudemir Edson Viana (USP, ABPEducom)
Mediação: Drª Cristiane Parente (CECS – Universidade do Minho, Iandé Comunicação e Educação, Educom.JOR)
14h às 15h30
Mesa 3: Educomunicação e BNCC – Experiências em Mato Grosso
BNCC e Educomunicação –Drª Lucí Ferraz de Mello (Edu-Com, Educom.JOR)
O cenário atual da política de Educomunicação na educação básica em Mato Grosso –Patrícia Simone da Silva Carvalho (Seduc-MT)
A educomunicação em Mato Grosso a partir da experiência em um projeto educomunicativo –Me. Elisângela Lopes de Lima Carvalho (Seduc-MT, Educom.JOR)
O panorama da política de Educomunicação em Mato Grosso a partir da análise das experiências das escolas estaduais –Me. João José Alencar (SeducMT, Educom.JOR)
Mediação: Me. Cláudia Conceição Moreira (UFMT)
16h às 17h30
Mesa 4: O Jornalismo no contexto da desinformação
Desinformação, ética e o erro jornalístico– Drª. Elisangela Rodrigues da Costa (Estácio Campo Grande, ABPEducom, Educom.JOR)
Observatórios de mídia e imprensa como ferramentas de Media Accountability – O papel da Sociedade –Drª Cristiane Parente (CECS – Universidade do Minho, Iandé Comunicação e Educação, Educom.JOR)
O papel do jornalismo profissional na guerra contra a desinformação – Magda Matos (SindJor/MT)
Mediação:Me. Rosana Alves de Oliveira (Unemat, Educom.JOR)
19h às 20h40
Mesa 5: Minorias, território e o direito à comunicação
Produção Partilhada do Conhecimento– Dr. Sergio Bairon (USP)
Educomunicação e os povos quilombolas– Dr. Thiago Cury (UFMT)
Os projetos educomunicativos no Quilombo Mata Cavalo –Gonçalina Eva Almeida de Santana
A relação educomunicativa do povo Terena e os livros didáticos– Drª Naine Terena (Faculdade Católica de Cuiabá)
“LGBT Sem Terra: O amor faz revolução”– Júlio César Pedroso Barbosa da Cruz (BAEC)
Dia 21 de novembro
8h às 12h e 14h às 18h
Relatos de experiências e apresentações e trabalho
Eixo 1:Educomunicação, Infância e Juventude
Eixo 2:Educomunicação, Mídia-Educação, Educação Básica e BNCC
Eixo 3:Educomunicação, Jornalismo e Cidadania
Eixo 4:Educomunicação, Meio Ambiente e Saúde
Eixo 5:Educomunicação e Políticas Públicas
Eixo 6:Práticas Educomunicativas
Eixo 7:Outras Temáticas
18h - Encerramento com homenagem aos profissionais de televisão
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