Nesta terça-feira (28), o povo Paresí, em Tangará da Serra-MT, recebeu 100 litros de álcool em gel produzido a partir de uma grande parceria entre a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a Operação Amazônia Nativa (Opan) e o Conselho Regional de Química (CRQ/MT).
Juntos, os parceiros produziram 2000 litros de álcool em gel que serão distribuídos para indígenas de Mato Grosso e Rondônia. A iniciativa tem o objetivo de contribuir no enfrentamento da Covid-19 junto as aldeias. A ação também reforça o compromisso social das instituições envolvidas.
Os próximos a receber o álcool em gel, em Mato Grosso, serão os povos indígenas Apiaká-Kayabi e Munduruku localizados no município de Juara e os Nambikwara de Tirecatinga de Sapezal. Em Rondônia serão os povos indígenas do Distrito Sanitário Especial Indígena Vilhena, em Cacoal e os Cinta Larga, em Vilhena.
A transformação do álcool líquido em gel foi realizada no laboratório da Unemat, no câmpus de Tangará da Serra, com o uso de espessante doado pela empresa MC Química. A Opan adquiriu as embalagens e o álcool 70% foi doado pela Usina Impasa Agroindústria ao CRQ/MT. Já o IFMT cuidou da logística.
Para o diretor do câmpus de Tangará da Serra, Magno Alves Ribeiro, a parceria é fundamental para minimizar a pandemia nos diferentes grupos. “A ação de produção de álcool em gel bem como outros produtos que foram desenvolvidos anteriormente, em parceria com tantas instituições, busca dar condições de prevenção ao Coronavírus. Juntos, podemos colaborar com a comunidade de diferentes formas, utilizando nossos laboratórios, professores e técnicos. Dessa forma, fazemos nosso trabalho de ensino, pesquisa e extensão”, afirma Magno.
Já para a profissional técnica Rosângela Madalena Ferreira esta parceria só vem contribuir de maneira eficiente à função social da Unemat na melhoria da qualidade de vida e saúde da população como um todo. “Assim, temos condições de atuar e se fazer presente em diferentes formas, focando neste momento de pandemia a algumas comunidades indígenas de MT e RO”, ressalta Rosângela.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 26123 | Impressões: 158398 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária