Em Cáceres, serão desenvolvidos dezenove cursos de qualificação profissional de setores ligados ao turismo, a partir de agosto. O anúncio foi realizado na cerimônia de lançamento do Projeto de Qualificação na Área do Turismo (ProQtur), realizado esta manhã (29.07), no auditório do Emaj em Cáceres.
O principal objetivo do Projeto é capacitar os profissionais da área de turismo, melhorando os serviços prestados ao consumidor. “Teremos crescimento significativo na qualidade dos serviços oferecidos na área de turismo. A região tem grande potencial”, afirma o Reitor da Unemat, Taisir Karim.
O projeto foi elaborado a partir da identificação das carências da área de turismo. Os municípios sede dos cursos estruturam-se nos pólos regionais: Cerrado, Pantanal, Amazônia e Araguaia. Esses municípios se destacaram, por meio de pesquisa, pela potencialidade turística e também por terem projeção nacional e internacional.
A secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Assis, explica que Cáceres é uma das principais cidades do eixo pantanal. Precisa, então, ter uma infra-estrutura para bem receber o turista. “Profissionais bem qualificados, geram maior renda”, ressalta Yêda.
Para o Prefeito de Cáceres, Ricardo Henry, são três as vertentes econômicas mais importantes do município: prestação de serviços nas áreas de turismo, educação e saúde. “Quanto mais qualificada, mais benefício para a população de Cáceres”. O prefeito destacou ainda, que maior qualificação significa oportunidade de emprego e renda, melhorando a qualidade de vida da população.
Sobre o ProQtur:
Serão seis áreas de qualificação: hotelaria, agências de turismo, eventos, lojas de shopping, parques e setor de restaurantes, bares, lanchonetes e buffet.
O Projeto vai investir R$ 830 mil na qualificação de 3.000 profissionais. Do total, R$ 500 mil provém do Ministério do Turismo. O restante é investimento do Governo do Estado, por meio da Sedtur, Unemat, Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania e dos parceiros Sebrae, Senac e Cefet.
A execução dos cursos de qualificação será feita em municípios-pólo dos quatro ecossistemas de Mato Grosso, mas com abrangência para os profissionais dos municípios vizinhos: Cerrado (Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães e Jaciara), Pantanal (Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço), Amazônia (Alta Floresta) e Araguaia (Barra do Garças).
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24811 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária