Professores e alunos da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat,juntamente com representantes de movimentos sociais, profissionais da educação, pesquisadores e demais segmentos ligados as ações de conservação do meio ambiente estão participando, em Cuiabá, de um encontro promovido pelo Programa de Formação em Educação Ambiental no Pantanal( ProFeap/MT).
O evento, concretizado em formato de seminário, tem como proposição se constituir em um momento de qualificação, discussão e troca de experiências que vão contribuir para a atuação dos multiplicadores, denominados PAP2, na região do Pantanal.
Na abertura, realizada nesta quinta –feira(21/07), autoridades do Ministério do Meio Ambiente, MMA, e demais parceiros na execução do programa, ressaltaram a importância da aliança estabelecida entre poder público, instituições de ensino e sociedade organizada na busca pela requalificação das políticas públicas federais de educação ambiental
A Unemat esteve representada na cerimônia de abertura pelas professoras Carolina Joana da Silva,doutora em Ecologia e assessora da reitoria, e Edinéia Tavares Lopes ,do Campus Universitário de Tangará da Serra. Falando em nome da administração superior da Unemat, Carolina Joana, ressaltou a disposição da Instituição em contribuir na execução do programa.
Durante o evento a oferta de palestras, oficinas conceituais e grupos trabalhos estão reunindo no mesmo ambientes os integrantes dos quatro núcleos que regem a atuação do programa: Cáceres, Tangará da Serra, Rondonópolis e Cuiabá. Uma oportunidade para o intercambio de experiências entre os grupos que atuam no ProFeap/MT.
O programa
Promovido pelo MMA, por meio do Programa Pantanal e Diretoria de Educação Ambiental, o ProFeap é baseado em uma estrutura que garante,segundo seus idealizadores, os processos e articulações que percorrem todo o tecido social. Trabalhando em grupos denominados PAP-Pessoas que Aprendem Participando. Os PAPs seguem uma proposta metodológica da Pesquisa Ação Participante.
A Unemat integra o programa como instituição parceira ofertando ações que vão desde a oferta de cursos de extensão a especialização. As ações constituem um “cardápio” que será executado nos campi da Unemat em Cáceres e Tangará da Serra. “ Estamos somando com o MMA para fortalecer as ações que a Instituição vem desenvolvendo no campo da Educação Ambiental. Estamos com dois campi integrando atividades que contemplam desde curso de extensão a Especialização em Educação Ambiental, afirmou Carolina Joana citando o histórico de experiências da Universidade no âmbito da Educação Ambiental.
Experiências que foram reconhecidas pelo MMA na escolha da instituição como parceira na execução do Programa. “Nós reconhecemos na Unemat uma Instituição de Ensino Superior que tem além da qualidade da experiência já acumulada no trabalho em todo Estado e também em toda Bacia do Alto Paraguai, uma Universidade que tem como vocação o compromisso com modelos de desenvolvimento sustentável para Mato Grosso, conseqüentemente para o Pantanal”, ressaltou Heitor Medeiros, representante da Diretoria de Educação Ambiental do MMA
O evento tem encerramento marcado para hoje(22/07).
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24788 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária