Nessa sexta-feira (8), o reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Rodrigo Bruno Zanin, a vice-reitora, Nilce Maria da Silva e os pró-reitores receberam a visita do deputado estadual, Faissal Calil, que assumirá a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) na próxima semana.
No organograma estadual a Unemat é ligada a Secitec e o futuro gestor da pasta além de conhecer mais de perto a Universidade veio para colocar-se à disposição da Unemat que está com o calendário acadêmico suspenso em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus. “Estou aqui para contribuir com o crescimento da Instituição”, afirmou Calil. Atualmente, a Unemat está presente em 45 dos 141 municípios do Estado por meio de câmpus, núcleos e polos, oferta 190 turmas de graduação e 13 cursos em Ensino a Distância.
A educação a distância vem sendo apontado como uma solução para o momento, mas o reitor faz algumas ponderações. “Não temos como virar um botão e transformar aulas presenciais em EAD. Nesses dois meses estamos trabalhando na melhoria internet, deixando mais rápida em todos os câmpus, na implantação de um sistema acadêmico condizente com o novo modelo e numa formação em educação a distância para nossa comunidade acadêmica. A ideia é encerrar os 100 dias letivos e as 400 horas do semestre 2020/1 de forma presencial e já iniciar o 2020/2 com um percentual que pode chegar a 20% das 400 horas a distância”, explicou Rodrigo Zanin.
O reitor apresentou a Unemat em números para Calil e pediu auxílio para demandas da Instituição que em 41 anos já formou mais de 33 mil profissionais. Na reunião foi enfatizada a importância da Ciência e Tecnologia, e principalmente, neste momento de pandemia, quando o mundo espera da Ciência e Tecnologia as soluções de combate e prevenção da Covid-19.
Entre os pedidos está a intervenção pela liberação do orçamento da Unemat para a aquisição da área onde funciona a Área Experimental do câmpus de Tangará da Serra, espaço primordial para a continuidade dos trabalhos de ensino e pesquisa desenvolvidos pela Unemat, o reinício das obras do escritório da Unemat em Cuiabá que funciona dentro das instalações da Secitec e a reestruturação e reconhecimento dos cargos de gestão dos câmpus de Juara, Nova Mutum e Diamantino.
Também participaram da reunião o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), professor Adriano Silva, o assessor de Assuntos Internos da Unemat, Dionei Silva, e o consultor do deputado, o deputado da gestão (2015/2018), Wancley Carvalho.
Pró-reitores de: Extensão e Cultura, Leonarda Grillo Neves, de Ensino de Graduação; Alexandre Gonçalves Porto; de Pesquisa e Pós-Graduação, Anderson Fernandes de Miranda; de Gestão Financeira, Ricardo Keichi Umetsu, de Planejamento e Tecnologia da Informação, Luiz Fernando Caldeira Ribeiro; de Administração, Toni Hirota Tanaka; e de Assuntos Estudantis, a representante, Inês Parolin.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24871 | Impressões: 158398 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária