Mato Grosso, Segunda-Feira, 01 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat participa do Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso
MT CIÊNCIAS
Unemat participa do Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso
16/03/2020 11:43:42
por Nataniel Zanferrari

Os alunos do Laboratório de Eletrônica e Sistemas Embarcados (Labese), do curso de Ciência da Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Alto Araguaia, participaram do Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso (MT Ciências), realizado na Unidade Balneário do Serviço Social do Comércio (Sesc), no bairro São João Del Rei, em Cuiabá.

O evento ocorreu no Sesc Balneário de segunda-feira (9) a sábado (14), organizado pela Secretaria de Estado de Ciências, Tecnologia e Inovação (Secitec) em parceria com o Sesc e a Unemat. Os alunos do Núcleo de Tecnologia Aplicada (NTA), do curso de Ciência da Computação da Unemat em Barra do Bugres, também estiveram presentes no sábado (14).

De acordo com Fernando Yoiti Obana, professor da Unemat e coordenador do Labese, atividades deste tipo são importantes porque despertam a curiosidade das crianças “Isto desperta uma curiosidade pela ciência que muitas vezes eles não sabem que existe ou que está ao alcance delas.  Quando mostramos, eles descobrem que não só existe, mas que também é acessível”, explica Obana.

A diretora da Agência de Inovação da Unemat (Agiu), professora Jussara de Araújo Gonçalves, afirma que a proposta da Universidade estar presente neste evento é de popularizar a ciência e a pesquisa desenvolvidas dentro da Unemat. “É uma forma de mostrarmos à comunidade o que produzimos, além de encantar as crianças que vem para os eventos como esse, para que sejam os nossos futuros alunos, um espaço onde eles reconheçam que a Universidade é gratuita, pública e de fácil acesso a eles, e que eles podem, sim, desenvolver tecnologia e inovação aqui em Mato Grosso”, disse a professora.

Os alunos do Labese apresentaram ao público equipamentos feitos de material eletrônico reciclado e reaproveitado, como o holograma em três dimensões, amplificador de áudio e caixa de som, veículo de controle remoto, fechadura eletrônica com sensor biométrico, cubo de LED (do inglês: Light-Emitting Diode, diodo emissor de luz) e painel de LED flexível.

Também apresentaram dois aparelhos de Controle Numérico Computadorizado (CNC), ambas feitas de material reciclado, uma capaz de desenhar em materiais com laser e uma versão ‘mini’, que desenha com caneta. Outra atração foi o Floppy Music V2, aparelho feito com drives de disquete que emitem música.

Já os alunos do NTA expuseram uma impressora 3D e um alambique eletrônico, também desenvolvidos pelos alunos.

Também esteve presente o Ônibus Lilás, uma parceria entre o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e o Programa Ser Mulher do Governo do Estado.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24753 | Impressões: 142974
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada