Mato Grosso, Segunda-Feira, 01 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat recebe pesquisadores visitantes de Portugal
PARCERIAS
Unemat recebe pesquisadores visitantes de Portugal
10/02/2020 11:00:02
por Coordenadoria de Comunicação
Foto por: Moisés Bandeira

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está recebendo dois pesquisadores visitantes da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa-Portugal. Os professores doutores Sofia Fonseca e Antônio Lopes estão em Cáceres desde janeiro, realizando atividades junto ao Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (CIPEEF)/Rede Cedes Mato Grosso da Unemat. Na manhã desta segunda-feira (10) o reitor Rodrigo Zanin recebeu os professores no seu gabinete.

Durante a estadia dos professores portugueses foram devolvidas atividades junto aos pesquisadores professores e acadêmicos da Unemat, desde a exploração de ferramentas para análise de dados e pesquisa, participação em eventos científicos à formação de profissionais que atuam no esporte e lazer, especialmente com crianças, adolescentes e jovens.

O professor Riller Reverdito, coordenador do CIPEEF e da Rede Cedes MT, destaca a importante da colaboração científica para o Estado de Mato Grosso e o Brasil. “A vinda dos pesquisadores oferece a oportunidade de apresentarmos à comunidade internacional o que estamos produzindo no Mato Grosso/Brasil, assim como um novo olhar para as nossas demandas. Nesse contexto de troca de experiência acadêmico-científica, temos a oportunidade de ampliar as fronteiras do conhecimento e sua transferência para a comunidade”, afirmou.

O reitor da Unemat destacou a importância de realizar esses momentos de troca de experiência com professores de diversas universidades do mundo, porque permite que a Universidade avance na internacionalização.  A partir da vinda dos professores é possível trabalhar na construção de convênios e ações conjuntas entre as universidades.

O programa Rede Cedes MT tem como um dos seus pilares o fomento a ações de pesquisa e formação que favoreçam à democratização do acesso ao conhecimento e inovação em esporte e lazer. “Nesse sentido, trazer os pesquisadores para o nosso contexto, tendo a oportunidade de dialogar com diferentes atores sociais (professores, gestores e estudantes), fortalece as relações de cooperação e amplia o impacto social da ação. Somente nessa oportunidade de colaboração, mais de 200 profissionais e pesquisadores do esporte e lazer terão acesso direto a diferentes conteúdos formativos, os quais passarão a ser multiplicadores no Estado de Mato Grosso. Portanto, é possível afirmar que a Rede Cedes é um dos mais importantes programas do Ministério da Cidadania/Secretaria do Especial do Esporte em pesquisas no âmbito das políticas públicas de esporte e lazer no Brasil”, explica o professor.

Na avaliação dos professores da Unemat, essas ações consolidam a Instituição como referência em pesquisa e inovação no campo do esporte e lazer no Brasil, oferecendo formação e pesquisa com amplo potencial de transferência direta para a comunidade. Informações sobre as ações do CIPEEF e da Rede Cedes/MT podem ser conhecidas no site: http://caceres.unemat.br/portal/cipeef/ . A vinda dos professores foi financiada por meio da Rede Cedes/Ministério da Cidadania/Secretaria Especial do Esporte.

Dados adicionais:

Prof. dr. Antônio Lopes – Universidade Lusófona, Lisboa, Portugal - doutor em Fundamentos Metodológicos de Investigação em Atividade Física e Desporto, Universidade Lleida (Espanha)

Profa. dra. Sofia Fonseca – Universidade Lusófona, Lisboa, Portugal - doutora em Estatística, Universidade de Aberdeen (Escócia) e doutora em Ciências do Desporto, Universidade Técnica de Lisboa (Portugal)

Parceiros Rede Cedes MT: Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT); Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG).

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24774 | Impressões: 142974
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada