Teve início o Novembro Azul, campanha brasileira de prevenção ao câncer de próstata, e o curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres realizou a 1ª edição do Seminário Novembro Azul, na terça (5) e quarta-feira (6), no auditório do Hospital Regional de Cáceres Dr. Antônio Fontes.
Participaram os alunos dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Medicina da Unemat, além de alunos dos cursos de Ciências da Saúde da Faculdade do Pantanal (Fapan) e do Instituto Educacional de Cáceres (IEC). O Seminário é organizado pelos alunos da 6ª fase do curso de Enfermagem, sob orientação das professoras Bianca Teshima, Mariana Aleixo, Raquel Borges e Renata Tomazelli.
Um seminário abordando a saúde do homem é de grande importância dada a taxa de mortalidade masculina relacionada ao câncer de próstata e doenças em geral, garante a professora Renata Tomazelli. “Trata-se de um público cuja busca pelos serviços de saúde, tanto de prevenção quanto de tratamento, é muito estigmatizada”, disse a professora. “Desenvolver um evento desta natureza discutir dentro da Universidade, trazer esta discussão para o meio acadêmico, é algo muito importante”, falou Renata.
A professora Bianca Teshima lembra que estes alunos das Ciências da Saúde são os futuros profissionais que tratarão deste público. “Então estamos tentando fomentar estas ideias neles, de trabalharem as políticas de saúde voltadas para esta população que, embora seja a maioria, ainda é pouco assistida em suas especificidades”, explicou a professora.
As atividades tiveram início na noite de terça-feira, com a mesa de abertura ‘Promovendo a saúde do homem’, com as coordenadoras do evento, Bianc Teshima e Raquel Borges, com a diretora da Faculdade de Ciências da Saúde, Rosane Maria Andrade Vasconcelos, com a coordenadora do curso de Enfermagem em Cáceres, Poliany Cristiny Rodrigues, com a diretora de Gestão de Cultura, Denise da Costa Boarmorte Cortela, com a diretora político-pedagógica e financeira do Câmpus de Cáceres, Zulema Netto Figueiredo, e com a representante do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Flaviana Pinheiro. Logo após, foi abordada a saúde do homem em Cáceres, seguida de mesa-redonda sobre a abordagem da saúde do homem local, regional e nacional.
Na segunda noite, quarta-feira, as atividades prosseguiram com mesa-redonda que abordou a questão da saúde mental e psicológica dos homens, com os psicólogos Ana Paula Fernandes Gomes, Edmilson Tavares de Oliveira, Maria Aparecida Netto e Rayane Cardoso.
“Eventos como esse fazem com que o próprio alunos sinta a importância de trabalhar este tema. Há sempre obstáculos, muitos tabus, e devemos desmistificar isso”, disse a psicóloga Maria Aparecida Netto. A psicóloga Rayane Cardoso explica que os profissionais de Saúde precisam de um olhar diferenciado para atender aos homens, que são carregados de estereótipos quanto à saúde. “É muito recente esta questão da visão da saúde para o homem, então precisamos ter um olhar mais empático e fazer este acolhimento”, disse Rayane. “A saúde mental é algo que gera um preconceito, quando se fala de questões emocionais”, disse o psicólogo Edmilson Tavares de Oliveira. “Falar deste assunto é muito importante, e o Novembro Azul está aí para isso: incentivar a falar de sentimentos, de saúde masculina, buscar tratamento, apoio e ajuda com amigos, familiares e profissionais de Saúde”, afirma Edmilson.
O evento foi encerrado com a apresentação de trabalhos em formato de pôsteres, todos voltados para a área de Saúde do Homem, idealizados e produzidos pelos próprios alunos.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24833 | Impressões: 158399 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária