As comunidades interna e externa da Universidade podem, desde já, se interar sobre o assunto e interagir com a Comissão de Elaboração da Política de Comunicação, por meio do portal da Unemat e do email politicadecomunicacao@unemat.br. A Comissão receberá contribuições para as temáticas discutidas nas Etapas 1 e 2, até o dia 30 de novembro.
Novos capítulos foram disponibilizados no hotsite para conhecimento da comunidade acadêmica e contribuições. Todos discutidos entre gestores, profissionais de comunicação, servidores da Unemat e o jornalista, professor e pesquisador, consultor Wilson da Costa Bueno, da Comtexto Comunicação e Pesquisa, durante as Etapas 1 e 2 da elaboração da Política de Comunicação da Universidade, realizadas nos meses de setembro e outubro. A etapa Etapa 3 será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro.
Temáticas disponíveis no hotsite:
A comunicação interna da Unemat e seus canais de relacionamento;
A divulgação da pesquisa da Unemat;
A gestão da marca da Unemat;
A realização e promoção de eventos;
Comunicação e extensão na Unemat;
Os públicos estratégicos da Unemat.
Política de Comunicação - A construção da Política de Comunicação da Unemat é uma demanda da comunidade acadêmica e dos profissionais técnicos do Setor de Comunicação da Instituição, em Cáceres. A Unemat publicou, em março de 2018, o Relatório Final do 3° Congresso Universitário com proposições a melhorar a Comunicação da Instituição com seus públicos. A proposição é um amadurecimento do entendimento do papel estratégico desempenhado pela Comunicação em uma organização.
A construção da Política de Comunicação entendendo a Comunicação como uma atividade efetivamente estratégica de inteligência organizacional e não somente operacional é uma necessidade crescente na Unemat que, atualmente, está presente em 38 municípios de Mato Grosso, atende mais de 23 mil alunos e possui mais de 2.000 servidores.
A Política de Comunicação Institucional visa balizar os processos de construção de comunicação, fomentando a cultura organizacional de repasse de informações e a correta utilização das ferramentas de comunicação estabelecidas, viabilizando o processo de comunicação contínua e definindo uma forma de funcionamento integrado das ferramentas de comunicação. É, portanto, imprescindível criar diretriz única, que exiba valores e conceitos compartilhados por toda a organização. Assim, a comunicação passa a ser estratégica quando busca satisfazer as demandas, necessidades e expectativas dos públicos-alvo, em consonância com sua missão e valores.
Temáticas a serem trabalhadas nas próximas etapas - A Comunicação com os públicos externos (geral) e canais de relacionamento para esta interação; A Comunicação da Unemat nas mídias sociais; A comunicação em situações de crise; A gestão da comunicação na Unemat; A internalização da Política de Comunicação na Unemat e As estratégias de relacionamento com a mídia.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24832 | Impressões: 158398 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária