O loteamento Jardim Imperial é o primeiro bairro a receber o levantamento urbanístico por meio do Programa de Regularização Fundiária Urbana que está sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Cáceres e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). As equipes de campo estão no local visitando os imóveis e cadastrando os interessados em ingressar com os processos.
O levantamento urbanístico é um passo fundamental para dar sequência aos projetos de regularização fundiária em Núcleos Urbanos informais, conforme prevê o decreto que instituiu o Reurb. Nesta etapa estão sendo utilizados equipamentos como drone e RTK para medições de pontos de cada imóvel. A partir desse procedimento é possível dar seguimento aos processos e solicitar a emissão das escrituras dos lotes.
Ao mesmo tempo, a equipe do setor administrativo do projeto está visitando as casas e orientando os moradores sobre como funciona o Reurb e realizando o pré-cadastro das pessoas interessadas.
A meta da Prefeitura de Cáceres é emitir documentação de cerca de 5 mil imóveis em Cáceres em áreas consideradas informais de acordo com os critérios estabelecidos em lei. Há duas modalidades de Reurb em andamento no município, o Reurb – S, que não tem custo nenhum para o requerente que se enquadrar nos critérios sociais, e o Reurb – E, em que o requerente tem que arcar com as despesas provenientes do processo.
Para a Prefeitura Municipal e Unemat que estão desenvolvendo o programa esta é um oportunidade singular para regularizar e escriturar o lote assegurando assim o direito do cidadão. Para isso, é preciso se informar diretamente com as equipes do Programa sobre o direito de cada e ingressar com o processo. A expectativa é que as primeiras escrituras emitidas por meio do Reurb saiam ainda neste ano.
O setor de atendimento do Reurb funciona no prédio da Prefeitura Municipal de Cáceres e atende durante o horário de expediente do órgão. O Programa é desenvolvido pela Prefeitura de Cáceres e Unemat por meio do Centro de Inovação de Redes Inteligentes e Soluções Criativas (Risc) em um convênio intermediado pela Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe).
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24816 | Impressões: 158398 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária